Abordagem dos crimes ambientais como questão sociocientífica no curso técnico em agropecuária do IF Baiano campus Catu

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Aline Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-14T18:35:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-14T18:35:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725501-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando a obrigatoriedade da educação ambiental em todos os níveis de ensino, por expressa disposição da Constituição Federal de 1988, e as crescentes discussões em torno das problemáticas ambientais, surge a questão desta pesquisa: como os crimes ambientais são abordados nos documentos oficiais que norteiam as atividades educativas do curso técnico em agropecuária do IF Baiano, campus Catu? A formação cidadã é um eixo da formação integral e, para alcança-la, é preciso conscientizar os estudantes do papel que desempenham na sociedade, oportunizando-lhes compreender legislações, como a lei de crimes ambientais – Lei nº 9.605/1998 -, para que possam posicionar-se criticamente perante demandas que surgirem no percurso da vida social e profissional. Como hipótese deste trabalho, tem-se que as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica podem dialogar com o movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente), envolvendo nas práticas educativas, como questões sociocientíficas, o conteúdo da lei supracitada. Nesse contexto, o objetivo geral do trabalho consiste em investigar se e como os documentos oficiais do curso técnico em agropecuária do IF Baiano, campus Catu, abordam o conteúdo da lei de crimes ambientais, na perspectiva do movimento CTSA. Quanto às escolhas metodológicas, adotou-se a pesquisa documental com natureza eminentemente qualitativa e, do ponto de vista dos objetivos, uma pesquisa descritiva, exploratória e explicativa, utilizando como técnica para a coleta de dados a análise de conteúdo, que converge com o método dialético, por possibilitar a interferência do pesquisador para transformar dados encontrados em processos contextuais. É pesquisa de natureza aplicada, valendo-se de gráficos e tabelas para operacionalizar os resultados desse trabalho, os quais apontam que os documentos oficiais amparam o uso de QSC e abarcam a temática dos crimes ambientais, confluindo ao movimento CTSA. Anseia-se maior dedicação conferida à temática dos crimes ambientais, mediante uso de QSC, em prol da formação cidadã, eis que a legislação pátria recomenda e os documentos oficiais possibilitam a adoção da abordagem peculiar ao movimento CTSA como norteadora para a formação crítica dos futuros técnicos em agropecuária, tanto para o mundo do trabalho quanto para a vida. Por isso, como consequência dessa pesquisa, foi elaborado o produto consistente em videoaula, denominada Crimes ambientais em áreas agropecuárias: da teoria à realidade, possível de ser utilizada como instrumento pedagógico nos cursos técnicos de agropecuária dos Institutos Federais Baianos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCrimes ambientaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação cidadãpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquestões sociocientíficaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Título: dc.titleAbordagem dos crimes ambientais como questão sociocientífica no curso técnico em agropecuária do IF Baiano campus Catupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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