Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MALVESTIO, Silvelene de Alcântara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-14T16:51:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-14T16:51:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | A materialização do currículo para os bebês nos espaços educacionais a partir de sua história: a ficha diagnóstica como base para a construção do currículo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725498 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional apresenta, por meio de propostas pedagógicas, os resultados de uma investigação sobre minha própria prática docente, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 a 2023, cujo produto final é a dissertação “Currículo e espaços educacionais para bebês no município de Goiânia: um estudo de caso”. A partir da prática profissional e da pesquisa acerca dos espaços e currículos para a Educação Infantil, realizei a análise dos dados coletados na Ficha Diagnóstica da Criança, em que as famílias informam sobre algumas características das crianças e a partir deste documento se constrói parte do currículo e das práticas pedagógicas para que se aproprie do conhecimento por meio das aprendizagens e desenvolvimento das crianças respeitando sua história, suas vivências e assim respondendo às necessidades que as crianças trazem a partir de suas peculiaridades pessoais. Desta forma, este produto educacional traz a sistematização de ações pedagógicas para os bebês a partir da análise dos dados coletados na Ficha Diagnóstica da Criança, documento este, que é parte da documentação pedagógica do CMEI logo após a matrícula da criança na Unidade Educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 279 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | espaços educativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | A materialização do currículo para os bebês nos espaços educacionais a partir de sua história: a ficha diagnóstica como base para a construção do currículo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons