Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Emerim, Marcos Elias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Josimar de Aparecido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-14T17:54:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-14T17:54:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | GLOSSÁRIO CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725488 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é parte integrante de trabalho de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizado pelo acadêmico Marcos Elias Emerim, com orientação do Prof. Dr. Josimar de Aparecido Vieira, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. Tal produto foi elaborado a partir dos estudos realizados na dissertação intitulada “Juventudes e Mundo do Trabalho: desafios para a educação profissionalizante” e com a colaboração dos sujeitos participantes da pesquisa que fundamenta a mesma. Destina-se ao público de professores/as de modo geral, destacadamente aqueles/as que atuam na etapa de ensino médio e, nesse grupo, os/as que lecionam junto a cursos de ensino profissionalizante. Os termos e conceitos que estão listados e descritos a seguir foram selecionados a partir do estudo e da (re) leitura de obras que fundamentam as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tais como as que estão citadas nas referências deste trabalho. O objetivo deste produto é servir como fonte de consulta para os/as professores/as e profissionais da educação profissionalizante, buscando-se o incentivo a debates e reflexões, bem como a fundamentação de ações a serem desenvolvidas com estudantes, no sentido de fomentar a formação humana, crítica e reflexiva, sem a qual não é possível a formação de sujeitos sociais reparados para serem agentes transformadores no mundo do trabalho. Do mesmo modo, é oferecido aos/às jovens e estudantes; bem como aos/às estudiosos/as e interessados/as no tema em geral, para fins de conhecimento a respeito das bases conceituais que fundamentam a EPT e oferecem subsídios para a construção de uma educação profissionalizante crítica e transformadora. Oferece-se, assim, um material pedagógico para servir de informação e formação àqueles/as que participam do processo de formação profissional das juventudes de nosso tempo histórico e almejam contribuir para a transformação da sociedade existente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 113 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes. Mundo do Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Título: dc.title | GLOSSÁRIO CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL out 2022.pdf | 112,53 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725488/1/PRODUTO EDUCACIONAL out 2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: