Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Diógenes, João Paulo Peixoto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-14T00:07:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-14T00:07:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | João Paulo Peixoto Diógenes O papel da escola na formação de leitores proficientes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725421 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao tratar da temática, O papel da escola na formação de leitores proficientes, é de suma importância apresentar a capacidade de ler como instrumento fundamental de acesso ao povo e, portanto, um meio de conhecimento e crítica dos fatos históricos. É uma condição para dar voz ao cidadão. O assunto analisado alerta sobre o reconhecimento da leitura como condição indispensável ao desenvolvimento social e a realização individual, além de apontar para a importância da integração escola - família – comunidade em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes. Nessa perspectiva, justifica-se a necessidade de ampliar as possibilidades de superação das dificuldades para facilitar o acesso ao domínio da língua materna e poder conhecer, refletir e atuar sobre a sociedade que exclui das mais diferentes formas os que não se inserem nas exigências de uma sociedade leitora. Este trabalho mostra que a leitura é o elemento principal para a democratização na escola, sendo primordial o compromisso profissional do professor. A escola deve garantir aos alunos um contato saudável, democrático, ativo e rico do leitor com o texto e esse possa fazer relatos orais, compreender as coisas ao seu redor e sentir prazer em ler. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,00mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | O papel da escola na formação de leitores proficientes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Editora Aluz | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EBOOK JOÃO PAULO COMPLETO.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725421/2/EBOOK JOÃO PAULO COMPLETO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons