EU CANTO, EU APRENDO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFELIPPE, ALINE CRISTINA TOTINA-
Autor(es): dc.contributor.authorCAPELLINI, VERA LUCIA MESSIAS FIALHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-12T23:34:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-12T23:34:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-20-
identificador: dc.identifier.otherhttps://drive.google.com/drive/folders/1Pj8CNZvHr_aua7DKfLAX_pJpK3KcIBBH?usp=sharingpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725357-
Resumo: dc.description.abstractÉ um produto educacional, um kit de mídia, com vídeos musicais para contribuir com a consciência fonológica e a aprendizagem da relação fonema-grafema. O produto resultante dessa pesquisa foi dividido em três partes: músicas, animação visual e atividades pedagógicas. Vale lembrar que a música não é objeto de estudo, mas um meio. A apresentação visual das músicas se dá através das animações na tela de fundo, ilustrada de acordo com o ritmo musical (rock, baião, forró, blues, etc.) ou da animação relacionada à letra da música (vogais, consoantes, palavras principais, etc.). Todas as músicas têm legendas, localizadas na parte de baixo na tela, nas quais a cada palavra cantada a cor é mudada. Dez músicas autorais estimulam a alfabetização através da CF. Elas foram compostas com ritmos diversificados e sequência de letras e sílabas próprias, para que o aluno perceba as características dos sons, tanto os semelhantes, quanto os diferentes, comparando-os e utilizando-os corretamente. Na segunda etapa, as músicas foram apresentadas por meio de animações visuais em 2 dimensões (2D), com imagens relacionadas às letras das músicas, mostrando a pronúncia correta dos sons produzidos pela boca. Na terceira e última fase do produto, as atividades metodológicas foram aplicadas, com o intuito de consolidar a aprendizagem. São atividades simples e que seguem um padrão estrutural e metodológico para facilitar a familiarização com a representação da atividade. A cada atividade diferente, mudam-se as letras, sílabas e palavras e o objetivo em cada uma das atividades, mas o formato é semelhante. São músicas curtas, com duração de, no máximo, um minuto e trinta segundos. Trazem letras simples, palavras utilizadas no cotidiano pela maioria das crianças de cinco a nove anos de idade, diferentes ritmos musicais, sendo um instrumento motivador visando o interesse do aluno.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDrivept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmúsicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleEU CANTO, EU APRENDOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesa, Ensino Infantil e Fundamental 1.pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
Drive.pdf82.67 kBAdobe PDF/bitstream/capes/725357/2/Drive.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons