Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FELIPPE, ALINE CRISTINA TOTINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAPELLINI, VERA LUCIA MESSIAS FIALHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-12T23:34:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-12T23:34:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | https://drive.google.com/drive/folders/1Pj8CNZvHr_aua7DKfLAX_pJpK3KcIBBH?usp=sharing | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725357 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É um produto educacional, um kit de mídia, com vídeos musicais para contribuir com a consciência fonológica e a aprendizagem da relação fonema-grafema. O produto resultante dessa pesquisa foi dividido em três partes: músicas, animação visual e atividades pedagógicas. Vale lembrar que a música não é objeto de estudo, mas um meio. A apresentação visual das músicas se dá através das animações na tela de fundo, ilustrada de acordo com o ritmo musical (rock, baião, forró, blues, etc.) ou da animação relacionada à letra da música (vogais, consoantes, palavras principais, etc.). Todas as músicas têm legendas, localizadas na parte de baixo na tela, nas quais a cada palavra cantada a cor é mudada. Dez músicas autorais estimulam a alfabetização através da CF. Elas foram compostas com ritmos diversificados e sequência de letras e sílabas próprias, para que o aluno perceba as características dos sons, tanto os semelhantes, quanto os diferentes, comparando-os e utilizando-os corretamente. Na segunda etapa, as músicas foram apresentadas por meio de animações visuais em 2 dimensões (2D), com imagens relacionadas às letras das músicas, mostrando a pronúncia correta dos sons produzidos pela boca. Na terceira e última fase do produto, as atividades metodológicas foram aplicadas, com o intuito de consolidar a aprendizagem. São atividades simples e que seguem um padrão estrutural e metodológico para facilitar a familiarização com a representação da atividade. A cada atividade diferente, mudam-se as letras, sílabas e palavras e o objetivo em cada uma das atividades, mas o formato é semelhante. São músicas curtas, com duração de, no máximo, um minuto e trinta segundos. Trazem letras simples, palavras utilizadas no cotidiano pela maioria das crianças de cinco a nove anos de idade, diferentes ritmos musicais, sendo um instrumento motivador visando o interesse do aluno. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Drive | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | músicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | EU CANTO, EU APRENDO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa, Ensino Infantil e Fundamental 1. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Drive.pdf | 82,67 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725357/2/Drive.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons