Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad de la Empresa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gervasio, Cirlene Ferreira Neri | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fontenele, Adelaine Aparecida Viana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Allessandra Cândido Ciza de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ana Maria Reis de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-12T19:57:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-12T19:57:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_83d563d99a134c9caaf3b2f243eeb2a2.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | REFORMAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725325 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Resumo Objetivos: O presente artigo tem como intuito analisar o cenário gerado pela internacionalização da educação superior bem como os novos papeis atribuídos às universidades no contexto da reforma da educação superior. Metodologia: A pesquisa recorreu ao método qualitativo, onde buscou subsídios em várias fontes publicadas onde foi feita uma breve fundamentação teórica e análise sobre a reforma da educação superior, a concepção da universidade e o seu papel social bem como a internacionalização propriamente dita e as intenções existentes por trás desta. Além disso, evidencia-se os pontos positivos e negativos deste processo dentro do contexto social brasileiro, destacando as melhorias a serem realizadas. Conclusão: enfatizar a necessidade da relação direta entre estratégias acadêmicas e inserção social para que, em processos como estes que envolvem a saída de estudantes para expandir a educação superior brasileira, não se restrinja àqueles que possuem maior renda e, sim, àqueles que de fato estão capacitados a representar o Brasil e intercambiar conhecimentos científicos, experiências culturais e aprendizados sociais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Internacionalização. Instituições de Ensino Superior. Reforma educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | REFORMAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons