Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFNT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Phabiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-12T13:26:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-12T13:26:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
identificador: dc.identifier.other | Phabiana Gama Teles Coelho UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725272 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de História possibilita a tomada de consciência sobre o mundo, no mundo. E nesse mundo, especialmente em Açailândia - MA, comporta-se ainda a escravidão contemporânea, município ranqueado entre os mais altos índices apresentados no Brasil. Esse estudo, portanto, assume um caráter pedagógico no enfrentamento desse mal a partir do desenvolvimento de uma sequência didática junto aos alunos do Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional (EJATEC) em Administração, objetivando a constituição de elementos para futuras intervenções, considerando a relevância da formação emancipatória para enfrentar os desafios que afetam os vários campos que os englobam, dentre eles o mundo do trabalho. O tema trabalho escravo contemporâneo é pertinente e precisa ser discutido nas salas de aulas das escolas da Educação Básica, possibilitando aos alunos novas discussões para a construção de conhecimentos sobre o conceito e caracterização do trabalho escravo contemporâneo, de modo não só a evitá-lo, mas também denunciá-lo. A percepção no processo de pesquisa, é que não bastam ações pedagógicas pontuais, mas, no âmbito do ensino de História, repensar o próprio sentido da educação que se pratica. Essa dissertação utilizou uma abordagem qualitativa, cuja síntese é o resultado dos procedimentos utilizados como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.801 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Escravo Contemporâneo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
Título: dc.title | GALO SOZINHO NÃO TECE MANHÃS: Ações educativas de combate ao trabalho escravo contemporâneo no IEMA – Unidade Vocacional de Açailândia - MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Phabiana Gama Teles Coelho UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2022 | 1,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725272/2/Phabiana Gama Teles Coelho UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons