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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Luciana Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jadilson Marinho da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-12T13:54:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-12T13:54:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Fundamentos e Estratégias Pedagógicas rumo a uma Aprendizagem Significativa - Volume 2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725256 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No capítulo 1, Kátia Maria de Aguiar Freire, Luciana Santos de Souza e Raquel da Silva Toledo, abordam o tema “Aspectos Relevantes da Formação Contínua de Professores na Construção do Espaço Escolar Inclusivo”. O estudo discute os aspectos relevantes da formação dos professores que permitem que os mesmos construam um espaço inclusivo, não apenas práticas conteudistas, que se preocupa apenas com o conteúdo ensinado, mas que possibilita o olhar sobre as diferentes possibilidades de ensino e aprendizagem na educação infantil. No capítulo 2, Rosângela Raimundo Abreu de Macêdo e Alyne Roberta Sobral Alves Jacinto abordam o tema “Uma Releitura das Condições Sócio Históricas na Formação de Professores da Educação Básica No Brasil”. A pesquisa identifica de que maneira as condições de produção contribuem para o desenvolvimento da identidade de ser professor (a) da modalidade de ensino básico no Brasil. No capítulo 3, Alcione Lima Sousa Pereira e Amadeu Souza de Oliveira abordam o tema “Educação Comparada: uma análise conceitual e comparatista entre Brasil e Paraguai”. O principal objetivo da Educação Comparada consiste em estudar analiticamente alguns fatores como raça, língua, religião, política, que mostram os sistemas educacionais de cada nação de um ponto de vista histórico e socioeconômico e compara as soluções tentadas para os problemas resultantes. No capítulo 4, Áurea Marçal da Silva aborda o tema “A Avaliação Como Um Instrumento De Análise Da Construção Do Conhecimento Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental”. A pesquisa apresenta os diversos conceitos e tipos de avaliação, destacando a avaliação escolar como um desafio que exige mudanças por parte do professor, a partir de estudo, reflexão e ação contínua. No capítulo 5, Alcione Lima Sousa Pereira fala sobre o tema “Educação e Currículo”. A autora destaca que o currículo constitui o elemento central do projeto pedagógico, ele viabiliza o processo de ensino aprendizagem. No capítulo 6, Alyne Roberta Sobral Alves Jacinto e Rosângela Raimundo Abreu de Macêdo abordam o tema “Neurociência na Educação: saber elementar e necessário para formação docente e contribuições na prática de ensino”. No capítulo 7, Amadeu Sousa de Oliveira fala sobre “Análise da Sistematização da Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Município de Zé Doca – MA - Brasil: um estudo de caso”. Esse estudo identifica se o processo de escolha de Gestor de Escola respeita as normas e critérios estabelecidos por lei, contido no plano de cargos, salários, carreira e remuneração, existente no Município, que proporcione a gestão democrática. No capítulo 8, Maria do Socorro Cavalcante e Maria Elielma dos Santos refletem sobre o tema “A Integração Escola e Família”. Segundo as autoras, é importante conhecer a família, observando-a, não julgando suas ações, não expressando sentimentos, intenções e ideias, que muitas vezes não correspondem ao que se passa no lar. No capítulo 9, Maria Elielma dos Santos e Maria do Socorro Cavalcante abordam o tema “Violência no Cotidiano da Escola”. Elas afirmam que atualmente o clima da escola é conflituoso e coercivo, apresentando tendências repressivas e não tanto preventivas. Porém, as medidas inconsequentes e a inoperância do sistema educacional como um todo, denota uma enorme falta de planificação e de sensibilização, que naturalmente só não resolvem o problema. No capítulo 10, Ubiranilze Cunha Santos destaca que a Educação Inclusiva vem ganhando grandes espaços no sistema educacional, e nesse aspecto entende-se que a palavra incluir é o mesmo que acolher. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1711 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Fundamentos e Estratégias Pedagógicas rumo a uma Aprendizagem Significativa - Volume 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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