Fundamentos e Estratégias Pedagógicas rumo a uma Aprendizagem Significativa - Volume 2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecerpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Luciana Santos de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jadilson Marinho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-12T13:54:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-12T13:54:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-12-
identificador: dc.identifier.otherFundamentos e Estratégias Pedagógicas rumo a uma Aprendizagem Significativa - Volume 2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725256-
Resumo: dc.description.abstractNo capítulo 1, Kátia Maria de Aguiar Freire, Luciana Santos de Souza e Raquel da Silva Toledo, abordam o tema “Aspectos Relevantes da Formação Contínua de Professores na Construção do Espaço Escolar Inclusivo”. O estudo discute os aspectos relevantes da formação dos professores que permitem que os mesmos construam um espaço inclusivo, não apenas práticas conteudistas, que se preocupa apenas com o conteúdo ensinado, mas que possibilita o olhar sobre as diferentes possibilidades de ensino e aprendizagem na educação infantil. No capítulo 2, Rosângela Raimundo Abreu de Macêdo e Alyne Roberta Sobral Alves Jacinto abordam o tema “Uma Releitura das Condições Sócio Históricas na Formação de Professores da Educação Básica No Brasil”. A pesquisa identifica de que maneira as condições de produção contribuem para o desenvolvimento da identidade de ser professor (a) da modalidade de ensino básico no Brasil. No capítulo 3, Alcione Lima Sousa Pereira e Amadeu Souza de Oliveira abordam o tema “Educação Comparada: uma análise conceitual e comparatista entre Brasil e Paraguai”. O principal objetivo da Educação Comparada consiste em estudar analiticamente alguns fatores como raça, língua, religião, política, que mostram os sistemas educacionais de cada nação de um ponto de vista histórico e socioeconômico e compara as soluções tentadas para os problemas resultantes. No capítulo 4, Áurea Marçal da Silva aborda o tema “A Avaliação Como Um Instrumento De Análise Da Construção Do Conhecimento Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental”. A pesquisa apresenta os diversos conceitos e tipos de avaliação, destacando a avaliação escolar como um desafio que exige mudanças por parte do professor, a partir de estudo, reflexão e ação contínua. No capítulo 5, Alcione Lima Sousa Pereira fala sobre o tema “Educação e Currículo”. A autora destaca que o currículo constitui o elemento central do projeto pedagógico, ele viabiliza o processo de ensino aprendizagem. No capítulo 6, Alyne Roberta Sobral Alves Jacinto e Rosângela Raimundo Abreu de Macêdo abordam o tema “Neurociência na Educação: saber elementar e necessário para formação docente e contribuições na prática de ensino”. No capítulo 7, Amadeu Sousa de Oliveira fala sobre “Análise da Sistematização da Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Município de Zé Doca – MA - Brasil: um estudo de caso”. Esse estudo identifica se o processo de escolha de Gestor de Escola respeita as normas e critérios estabelecidos por lei, contido no plano de cargos, salários, carreira e remuneração, existente no Município, que proporcione a gestão democrática. No capítulo 8, Maria do Socorro Cavalcante e Maria Elielma dos Santos refletem sobre o tema “A Integração Escola e Família”. Segundo as autoras, é importante conhecer a família, observando-a, não julgando suas ações, não expressando sentimentos, intenções e ideias, que muitas vezes não correspondem ao que se passa no lar. No capítulo 9, Maria Elielma dos Santos e Maria do Socorro Cavalcante abordam o tema “Violência no Cotidiano da Escola”. Elas afirmam que atualmente o clima da escola é conflituoso e coercivo, apresentando tendências repressivas e não tanto preventivas. Porém, as medidas inconsequentes e a inoperância do sistema educacional como um todo, denota uma enorme falta de planificação e de sensibilização, que naturalmente só não resolvem o problema. No capítulo 10, Ubiranilze Cunha Santos destaca que a Educação Inclusiva vem ganhando grandes espaços no sistema educacional, e nesse aspecto entende-se que a palavra incluir é o mesmo que acolher.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1711pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFundamentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleFundamentos e Estratégias Pedagógicas rumo a uma Aprendizagem Significativa - Volume 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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