Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DANTAS, Matha Luciene Nogueira Barros, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-12T11:22:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-12T11:22:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | História de Salvador no Ensino de História - Relato de Experiência | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725248 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação “A História de Salvador no Ensino de História - relato de experiência”, aborda a importância do ensino da História da cidade de Salvador no Ensino de História, em um colégio da rede pública estadual, suas possibilidades metodológicas e a dinâmica deste processo na sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental, no bairro Arenoso em Salvador - BA, em uma proposta que tem como mote a investigação da importância desse ensino/aprendizagem da História local, provocados pelo espaço geográfico, a cidade de Salvador e sua historicidade, tendo como ponto de partida o ensino de História, transversalizando assim por temas tais como: preconceito, racismo, desigualdades sociais, identidade, emoções. A pesquisa foi realizada em dois formatos: no início de 2021 aconteceu toda de forma virtual, a partir de agosto de 2021 passou ao presencial em uma escola da rede pública do bairro Arenoso - Salvador-Bahia, com um universo de 15 participantes, adolescentes, do sexo masculino e feminino, estudantes do ensino fundamental, moradores do bairro Arenoso, dentro da abordagem HTP, História do Tempo Presente, tendo como objetivo geral, investigar as possibilidades do ensino da História local partindo do entorno da escola, aplicando a metodologia da História Oral, com a finalidade de construção de um minicurso sobre a História de Salvador, com informações sobre a cidade e atividades didáticas para aplicação no Ensino Fundamental - Anos Finais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,7MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Patrimônio; História Local; Espaços de memória; Cidade de Salvador. | pt_BR |
Título: dc.title | A HISTÓRIA DE SALVADOR NO ENSINO DE HISTÓRIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Martha Luciene Nogueira Barros Dantas - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 4,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725248/2/Martha Luciene Nogueira Barros Dantas - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons