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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, Denise Aparecida Ribeiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-11T18:37:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-11T18:37:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O jogo não acabou : jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do feminismo no Brasil (XIX-XXI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725211 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por temática a produção de jogos de cartas e de tabuleiro sobre o feminismo brasileiro (XIX-XXI), para a aplicação nas aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. A construção desse trabalho parte da perspectiva da pertinência do debate sobre gênero no Brasil no momento da aplicação de mudanças curriculares e do surgimento de projetos de cunho conservador, exemplificados pelo Movimento Escola Sem Partido que defende a proibição das discussões sobre gênero dentro das escolas. Proibição que silenciaria as vozes das mulheres e suas conquistas, mas também as lutas por seus direitos, contra violências e preconceitos. Alinhado à perspectiva de gênero e na pedagogia engajada da feminista norte-americana Bell Hooks, este trabalho está dividido em quatro capítulos, que perpassam as relações entre educação, jogos e feminismo. No primeiro capítulo busca-se refletir sobre a temática do feminismo brasileiro nas aulas de História a partir de três elementos: uma pesquisa feita com os estudantes do 9º ano de um Colégio Estadual do Campo localizado na cidade de São José dos Pinhais; na legislação educacional para o Ensino de História; e na sua inserção nos livros didáticos de História do 9º ano aprovados pelo PNLD de 2020. Seguiu-se então para uma breve reflexão sobre a história do feminismo brasileiro desde o século XIX até o XXI apoiando-nos em autoras como Céli Regina Jardim Pinto e Constância Lima Duarte. No terceiro capítulo refletiu-se sobre os jogos, a educação e o feminismo orientando-nos pela abordagem crítica da Games Studies que entende o jogo como produto cultural que tem uma dimensão social, carrega referenciais culturais, intenções mercadológicas, e ideológicas. Para tanto, norteamo-nos em autores como Johan Huizinga e Marcello Paniz Giacomoni. A partir do levantamento de dados e das reflexões sobre feminismo na educação elencamos quatro questões para o trabalho em sala de aula: O que é o feminismo? Quem são as feministas brasileiras e quais as suas lutas? Quais os preconceitos que as mulheres enfrentaram? Quais são as leis e conquistas das mulheres brasileiras? Buscando responder estas questões, no quarto capítulo apresentamos três jogos de cartas e um jogo de tabuleiro sobre o feminismo brasileiro que unem o conhecimento com o lúdico, pois considera-se que a utilização dos jogos no trabalho pedagógico extrapola em muito o entretenimento e traz possibilidades de aprendizagem histórica e crítica. Os jogos criados são: o jogo de cartas “Memória Feminista” que traz a biografia e a luta de 12 feministas; o jogo de cartas “Linha do Tempo das Conquistas e Direitos das Mulheres” que permite que os discentes conheçam e ordenem cronologicamente as conquistas das mulheres; o jogo de cartas “Junte-se à Luta” que desafia os alunos a derrotar os preconceitos com cartas de estratégias feministas e o jogo de tabuleiro “No Caminho do feminismo: É verdade ou Mentira?” em que o discente ao percorrer o tabuleiro vai descobrindo sobre o feminismo e as feministas. No anexo do trabalho apresentamos o guia dos jogos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; História do Feminismo; Jogos de Cartas; Jogo de tabuleiro | pt_BR |
Título: dc.title | O JOGO NÃO ACABOU: JOGOS DE CARTAS E DE TABULEIRO PARA O ESTUDO DO FEMINISMO NO BRASIL (XIX-XXI) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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denise-dissertação.pdf | 29,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725211/2/denise-dissertação.pdfDownload |
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