O JOGO NÃO ACABOU: JOGOS DE CARTAS E DE TABULEIRO PARA O ESTUDO DO FEMINISMO NO BRASIL (XIX-XXI)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, Denise Aparecida Ribeiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-11T18:37:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-11T18:37:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO jogo não acabou : jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do feminismo no Brasil (XIX-XXIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725211-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por temática a produção de jogos de cartas e de tabuleiro sobre o feminismo brasileiro (XIX-XXI), para a aplicação nas aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. A construção desse trabalho parte da perspectiva da pertinência do debate sobre gênero no Brasil no momento da aplicação de mudanças curriculares e do surgimento de projetos de cunho conservador, exemplificados pelo Movimento Escola Sem Partido que defende a proibição das discussões sobre gênero dentro das escolas. Proibição que silenciaria as vozes das mulheres e suas conquistas, mas também as lutas por seus direitos, contra violências e preconceitos. Alinhado à perspectiva de gênero e na pedagogia engajada da feminista norte-americana Bell Hooks, este trabalho está dividido em quatro capítulos, que perpassam as relações entre educação, jogos e feminismo. No primeiro capítulo busca-se refletir sobre a temática do feminismo brasileiro nas aulas de História a partir de três elementos: uma pesquisa feita com os estudantes do 9º ano de um Colégio Estadual do Campo localizado na cidade de São José dos Pinhais; na legislação educacional para o Ensino de História; e na sua inserção nos livros didáticos de História do 9º ano aprovados pelo PNLD de 2020. Seguiu-se então para uma breve reflexão sobre a história do feminismo brasileiro desde o século XIX até o XXI apoiando-nos em autoras como Céli Regina Jardim Pinto e Constância Lima Duarte. No terceiro capítulo refletiu-se sobre os jogos, a educação e o feminismo orientando-nos pela abordagem crítica da Games Studies que entende o jogo como produto cultural que tem uma dimensão social, carrega referenciais culturais, intenções mercadológicas, e ideológicas. Para tanto, norteamo-nos em autores como Johan Huizinga e Marcello Paniz Giacomoni. A partir do levantamento de dados e das reflexões sobre feminismo na educação elencamos quatro questões para o trabalho em sala de aula: O que é o feminismo? Quem são as feministas brasileiras e quais as suas lutas? Quais os preconceitos que as mulheres enfrentaram? Quais são as leis e conquistas das mulheres brasileiras? Buscando responder estas questões, no quarto capítulo apresentamos três jogos de cartas e um jogo de tabuleiro sobre o feminismo brasileiro que unem o conhecimento com o lúdico, pois considera-se que a utilização dos jogos no trabalho pedagógico extrapola em muito o entretenimento e traz possibilidades de aprendizagem histórica e crítica. Os jogos criados são: o jogo de cartas “Memória Feminista” que traz a biografia e a luta de 12 feministas; o jogo de cartas “Linha do Tempo das Conquistas e Direitos das Mulheres” que permite que os discentes conheçam e ordenem cronologicamente as conquistas das mulheres; o jogo de cartas “Junte-se à Luta” que desafia os alunos a derrotar os preconceitos com cartas de estratégias feministas e o jogo de tabuleiro “No Caminho do feminismo: É verdade ou Mentira?” em que o discente ao percorrer o tabuleiro vai descobrindo sobre o feminismo e as feministas. No anexo do trabalho apresentamos o guia dos jogos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; História do Feminismo; Jogos de Cartas; Jogo de tabuleiropt_BR
Título: dc.titleO JOGO NÃO ACABOU: JOGOS DE CARTAS E DE TABULEIRO PARA O ESTUDO DO FEMINISMO NO BRASIL (XIX-XXI)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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