Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALENCAR, Mateus Sudario | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Hermano Alexandre Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-10T17:49:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-10T17:49:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESCOPOFOBIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: FATORES ASSOCIADOS COM RISCO AUMENTADO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escopofobia pode ser descrita na área médica como o medo de ser observado ou encarado. Apesar da relevância da escopofobia em cenários de aprendizado remoto, que sempre existiram e foram amplamente expandidos durante a pandemia na edu-cação médica, estudos sobre esse tema são extremamente raros em todo o mundo. Assim, para preencher essa lacuna, foi desenvolvido um estudo transversal com es-tudantes de medicina para avaliar a associação da escopofobia com a prevalência de fadiga de aprendizagem online. Métodos Estudo transversal, quantitativo, analítico, realizado em Faculdades de Medicina do Brasil. Para avaliar o risco de escopofobia, foram elaboradas questões baseadas na literatura sobre o tema. Foi utilizada a Zoom Exhaustion & Fatigue Scale (ZEF) e as questões estão validadas para o português brasileiro. Modelos de regressão logística também foram usados para avaliar a rela-ção do risco de escopofobia e escores ZEF. Resultados Participaram do estudo 283 estudantes do Brasil. A idade mediana foi de 23 anos e 64% dos participantes eram do sexo feminino. No total, 14,5% foram considerados de alto risco para escopofobia. Verificou-se que após ajuste para sexo, renda e número de moradores no domicílio, a escopofobia e o escore total de fadiga do zoom permaneceram associados. Para o escore total, cada ponto adicional na escala aumentou a chance de escopofobia em 3%, e para o domínio geral, 19% (valores de p < 0,05). Em conclusão, este estudo mostra uma prevalência relevante de alunos com escopofobia, o que exige uma abor-dagem diferenciada por parte dos professores. As causas da escopofobia são muitas vezes específicas e têm uma origem psicológica que vai além da gestão pedagógica usual. Portanto, são necessárias estratégias de motivação de forma geral, bem como individualizada, visando favorecer a melhoria do processo de ensino e aprendizagem online. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7448kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fadiga | pt_BR |
Título: dc.title | ESCOPOFOBIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: FATORES ASSOCIADOS COM RISCO AUMENTADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Mateus Sudario 17123 - Hermano Alexandre.pdf | 7,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725162/2/Dissertação Mateus Sudario 17123 - Hermano Alexandre.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons