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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | AQUINO, Bruno Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, Melissa Soares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-10T16:38:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-10T16:38:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | USO DE APLICATIVO MÓVEL COM GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE INFECTOLOGIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725158 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | "A educação em saúde não é estática, mas sofreu constantes mudanças ao longo dos anos, ajustando-se aos novos desafios e buscando facilitar o aprendizado das novas gerações. Durante a trajetória de aperfeiçoamento, novas metodologias são incorporadas. Recentemente, passamos pela maior pandemia do século, a Covid19, o que acelerou os processos e avanços que unem a educação e a tecnologia. Aprendizado baseado em problemas, treinamento em habilidades de comunicação e aprendizado baseado em simulação entraram nos currículos. O objetivo do estudo foi introduzir um novo método de aprendizagem em infectologia, por meio da gamificação. No projeto, desenvolveu-se aplicativo móvel com componentes de gamificação, como ferramenta auxiliar de ensino em doenças infecciosas e parasitárias para estudantes da graduação em medicina. As questões de provas de residência foram selecionadas e apresentavam distribuição em: infecções sexualmente transmissíveis (n=30), infectologia geral (N=101), antimicrobianos (N=33) e HIV/Aids (N=30). Durante o acesso, os estudantes responderam a uma bateria de 10 questões objetivas, em que foram mensurados acertos e velocidade de resposta para parâmetros de classificação (ranking). Ao final, foram apresentadas as respostas corretas aos candidatos. Coletaram-se 116 avaliações de estudantes de medicina (N=108) e especialistas em infectologia (N=8), sendo 35,4% do sexo masculino, com média de idade de 25,8 anos. Os resultados demonstram que a aplicação recebeu boa avaliação de usabilidade, obtendo escore SUS médio igual a 90,5. A média do IVC foi 92,2. O game foi registrado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com título InfeQ ® (IOS E ANDROID). Conclui-se que o aplicativo denominado InfeQ® possui usabilidade para demanda de conhecimento na área de infectologia, com foco nas provas de residência médica e concurso seletivo na área." | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 29,24MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | INECTOLOGIA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO MÉDICA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | APLICATIVOS MÓVEIS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO EM SAÚDE | pt_BR |
| Título: dc.title | USO DE APLICATIVO MÓVEL COM GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE INFECTOLOGIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS CIENTÍFICOS E EDUCACIONAIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Defesa Bruno - lorena mendes.pdf | 29.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725158/2/Defesa Bruno - lorena mendes.pdfDownload |
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