Em defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVargas, Rafael Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-06T23:45:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-06T23:45:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherEm defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725057-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação que aqui se apresenta é resultado de um incômodo pessoal com discursos que descredibilizam a História como conhecimento científico. Para defender o conhecimento histórico, ela caminha na direção de debater o método científico, a primazia da evidência e os procedimentos rigorosos de construção do saber epistemológico. Ao mesmo tempo, busca-se a construção de tal defesa em uma aliança com a educação para os Direitos Humanos e para a defesa da Democracia. Alcançar esse objetivo, tão ou mais importante do que o primeiro, passa pela análise de um período histórico nefasto da História brasileira: a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Ao longo do texto, se faz um debate em torno do revisionismo, do negacionismo e do elogio à ditadura, apresentando propostas para que, no exercício docente da Educação Básica, os professores de História se coloquem como promotores de uma defesa do saber científico que, entre outras coisas, se torna arma fundamental para combater a mentira, a violência, o preconceito e a manutenção da hegemonia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent748 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano Escolar e Saberes Históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadurapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Título: dc.titleEm defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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