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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vargas, Rafael Barros | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-06T23:45:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-06T23:45:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Em defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725057 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação que aqui se apresenta é resultado de um incômodo pessoal com discursos que descredibilizam a História como conhecimento científico. Para defender o conhecimento histórico, ela caminha na direção de debater o método científico, a primazia da evidência e os procedimentos rigorosos de construção do saber epistemológico. Ao mesmo tempo, busca-se a construção de tal defesa em uma aliança com a educação para os Direitos Humanos e para a defesa da Democracia. Alcançar esse objetivo, tão ou mais importante do que o primeiro, passa pela análise de um período histórico nefasto da História brasileira: a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Ao longo do texto, se faz um debate em torno do revisionismo, do negacionismo e do elogio à ditadura, apresentando propostas para que, no exercício docente da Educação Básica, os professores de História se coloquem como promotores de uma defesa do saber científico que, entre outras coisas, se torna arma fundamental para combater a mentira, a violência, o preconceito e a manutenção da hegemonia. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 748 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano Escolar e Saberes Históricos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ditadura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
| Título: dc.title | Em defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RAFAEL BARROS VARGAS_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 747,2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725057/2/RAFAEL BARROS VARGAS_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
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