Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Luciana Moreira, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-05T13:17:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-05T13:17:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | “DEIXE QUE EU CONTO MINHA HISTÓRIA”: NARRATIVAS OUTRAS DO BAIRRO ARENOSO PARA PENSAR AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724857 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo, desenvolvido nos moldes de pesquisa participante, uniu a pesquisadora e as/os estudantes de uma escola localizada no Arenoso, bairro da periferia de Salvador, Bahia, buscando a ressignificação da história local. Investigouse o ensino de História na perspectiva das relações étnico-raciais, a partir das memórias do bairro. Dialogamos com a concepção epistemológica decolonial, a partir de práticas pedagógicas fundamentadas na interculturalidade. Considerou-se a pluralidade de vozes dos participantes, priorizando o diálogo e valorizando suas experiências e protagonismos na produção do conhecimento. Oficinas e entrevistas realizadas coletivamente pelas/os discentes resultaram em narrativas contrahegemônicas acerca deste território. Abrigamos, divulgamos e socializamos o resultado do nosso trabalho através da rede social Instagram, possibilitando olhares outros em relação à essa localidade. Os resultados demonstram que para a construção de uma educação antirracista no espaço escolar, é necessário trilhar caminhos que promovam uma “desaprendizagem” dos padrões eurocêntricos do conhecimento, pautada na autonomia dos estudantes, reconhecendo seus fazeres e saberes historicamente constituídos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; História local; Memória; Relações Étnico-Raciais; Decolonialidade; Interculturalidade. | pt_BR |
Título: dc.title | “DEIXE QUE EU CONTO MINHA HISTÓRIA”: NARRATIVAS OUTRAS DO BAIRRO ARENOSO PARA PENSAR AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCIANA MOREIRA COSTA - PROFHISTÓRIA UNEB.zip | 4.7 MB | Unknown | /bitstream/capes/724857/2/LUCIANA MOREIRA COSTA - PROFHISTÓRIA UNEB.zipDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons