Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Arnholz, Erineti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Muscardi, Dalana Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-04T20:18:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-04T20:18:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724801 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro educador/a: A partir dos versos da música Zé Ninguém, da banda Biquini Cavadão, que se mantém atual em nosso país desde a década de 1980, convidamos todos(as) a uma reflexão sobre o contexto sociopolítico e educacional que vivenciamos, principalmen- te sobre a formação sociocrítica. Ao refletirmos sobre esse tema, somos remetidos aos seguintes questionamentos: o que nossos(as) estudantes aprendem sobre o mundo que os(as) cerca? O ambiente, o contexto e o currículo escolar permitem o desenvolvimento de aulas dialógicas, reflexivas, construtivas, que motivam o(a) estu- dante a entender, a refletir e, porventura, a transformar sua realidade? Essas e tantas outras indagações nos motivam a reconsiderar e reinventar o “ensinar” e o “educar” que propomos no contexto educacional em nosso dia a dia. Apresentamos aqui, junto com nossas reflexões, um produto educacional que tem o propósito de fornecer subsídios para os(as) educadores(as) refletirem sobre o processo de ensino aprendizagem que desenvolvem em suas realidades. Ele traz como proposta metodológica a construção coletiva de temas geradores, envolvendo estudantes e a comunidade no entorno da escola. Esse produto é resultado de uma pesquisa de mes- trado do programa de “Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, desenvol- vido com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do campo da rede estadual do Espírito Santo, que adota a pedagogia da alternância. A pedagogia da alternância é uma proposta pedagógica do campo e representa uma forma de ensinar que compreende o estudo, o debate, a análise democrática e crítica da realidade. Ela problematiza o conhecimento e os conteúdos educacionais por meio de temas geradores. Esses representam a realidade dos(as) estudantes, razão pela qual devem emergir a partir da investigação do contexto socioambiental e cultural vivenciado pela comunidade. Os temas geradores representam situações de desafio apresentadas aos jovens sobre o contexto em que estão inseridos. A utilização de propostas pedagógicas e curriculares desenvolvidas a partir da utilização de temas geradores são defendidas por pesquisadores(as) da área do ensino de Ciên- cias como estratégias para melhorar o processo de ensino aprendizagem e ressignificar o conhecimento científico debatido enquanto proposta educacional. Enquanto educadora, em uma realidade campesina, que trabalha com a pedagogia da alternância, posso afirmar que a redução da realidade dos(as) estudantes às questões problematizadoras para obtenção de temas geradores é um desafio. São inúmeros motivos que podem limitar essa abordagem, principalmente a falta de conhecimento e a preparação de muitos(as) educadores(as) sobre como realizar esse processo de forma simples, sistematizada e aplicável ao contexto da sala de aula. Diante do exposto, discorremos, nesse produto educativo alguns pressupostos teóricos sobre o conceito, a utilização e a importância dos temas geradores para o ensino na Edu- cação Básica. Apresentamos o caminho percorrido em uma realidade camponesa por um grupo de estudantes e sua professora para a obtenção de temas geradores. Também apresentamos uma Sequência Didática investigativa de Biologia sobre os conteúdos biotecnologia/ controle biológico que emergiram no contexto social dos(as) estudantes, a partir da problematização do tema gerador. Desejamos uma prazerosa caminhada de reflexões e transformações de sua prática pedagógica com auxílio deste conteúdo! | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Quem gera o tema gerador? Orientações para a construção coletiva de temas geradores (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: