Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade IBRA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sancho, Amanda Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dutra, Markélen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-04T19:57:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-04T19:57:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_0853107c4e3d4b18b7847bf4c8549bc9.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724798 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante da sociedade atual, este artigo almeja proporcionar uma reflexão teórica quanto à incorporação pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na prática do Coordenador Pedagógico enfatizando os contributos das mesmas quando utilizadas adequadamente e de acordo com as demandas da instituição e propósito do PPP. Para tal, usou- se método com tipologia qualitativa reflexiva, nessa perspectiva, foi embasado em autores renomados que contribuem para o melhor entendimento referente à prática pedagógica, tecnologia educacional e cultura do uso pedagógico dos recursos tecnológicos. Os enfoques teóricos abordados apresentaram as potencialidades das TICs na prática pedagógica deste profissional da educação, bem como os desafios para incorporação pedagógica e a relevância da cultura do uso pedagógico em prol da melhoria do funcionamento no cotidiano escolar, outrossim, como apoio na execução das tarefas do profissional referido. Além do mais, observou-se que perante a sociedade contemporânea, a cultura digital, obter recursos tecnológicos não é suficiente para proporcionar transformações. É imprescindível a escola estar sujeita ao novo, a mudanças que são inevitáveis e utilizá-las de forma a viabilizar alterações favoráveis no processo educativo. Logo, mediante aos resultados das análises dos dados coletados, tornou-se nítido o quão é significativo o Coordenador Pedagógico dominar tais recursos, visto que, enquanto articulado, formador do docente e participante ativo dos processos educacionais, percebeu-se que as TICs tendem a contribuir na prática pedagógica do mesmo devido proporcionar agilidade e eficácia. Assim, se faz necessário buscar compreender acerca dessas ferramentas tecnológicas para usufruir de suas potencialidades e propiciar a incorporação pedagógica e efetiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Coordenador Pedagógico. TICs. Prática Pedagógica. | pt_BR |
Título: dc.title | O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO CONTRIBUTOS PARA PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons