Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTE, Rafaelle Marques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AUGUSTO, Kristopherson Lustosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | KUBRUSLY, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-04T14:19:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-04T14:19:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tecnologia da informação para redução do uso irracional de inibidores da Bomba de Prótons – Revisão narrativa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724762 | - |
Resumo: dc.description.abstract | "Introdução: Os inibidores da bomba de prótons (IBPs) foram clinicamente introduzidos em 1989 e mostraram-se eficazes para o tratamento de ampla gama de patologias atribuíveis ao ácido gástrico. Com o tempo tornaram-se vítimas do seu próprio sucesso, sendo prescritas em excesso, em altas doses e períodos maiores que o indicado. Por outro lado, a tecnologia da informação (TI) passou a ser utilizada para auxiliar o processo de aprendizagem, desempenhando um papel cada vez mais importante na educação médica. Objetivo: Sendo a TI um método de uso tão versátil dentro do campo da medicina e educação em saúde, seria esse recurso capaz de reduzir, através de informação e educação de médicos e pacientes, o uso indiscriminado dos IBPs? Método: Realizamos uma revisão narrativa, usando MEDLINE, Bases de dados PubMed, SciELO, LILACS, SCOPUS e Google acadêmico para extrair artigos. Pesquisamos a literatura dos últimos 10 anos, sendo termos DeCS/MeSH usados na busca “proton pump inhibitor”, “medical education”, “ gastroenterology” e “internato e residência”, além de termos como “prescription”, “ulcer”, “free open acces medical education”, “FOAM”, FOAMed”, “information technology”, “medical apps”, “aplicativos”, “inibidores da bomba de prótons”. Resultado: Após pesquisa realizada, foram encontrados artigos com diferentes ferramentas educacionais, mas apenas dois (PINCER e FORTA-EPI) utilizaram TI para prescrição mais racional de medicações. Conclusão: Observouse escassez de publicações relacionando tecnologia da informação e gastroenterologia, bem como uso de inibidores da bomba de prótons, indicando a necessidade de estudos que de fato comprovam que haveria redução de prescrições sem indicação dos IBPS e validação de aplicativos para esse fim. Diante do apresentado, pôde-se concluir que intervenções de feedback e orientações educacionais têm uma possibilidade de orientar de forma positiva a conduta médica na prática clínica. Dessa forma, propomos o desenvolvimento de aplicativo para facilitar essa difícil área de intervenção." | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | inibidores da bomba de prótons | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gastroenterologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | internato e residência | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologia da informação para redução do uso irracional de inibidores da Bomba de Prótons – Revisão narrativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | SEMINÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
39815-Article-428962-1-10-20230121 - Rafaelle Marques.pdf | 103,58 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724762/2/39815-Article-428962-1-10-20230121 - Rafaelle Marques.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons