Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Maria Edite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T19:32:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T19:32:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_9017557e255e46f78d79d1f37c7b6e4d.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Evasão escolar no ensino médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724703 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escolaridade apresenta diversos benefícios para o aluno e para a sociedade. Neste contexto este trabalho tem por objetivo identificar os possíveis fatores que levam à evasão escolar no ensino médio e as possíveis soluções apontados pela literatura. A evasão escolar no ensino médio é um tema complexo e multifatorial, sendo considerada uma situação crítica atualmente no Brasil, pois os índices de abandono escolar são alarmantes. Indivíduos com níveis elevados de escolaridade possuem maiores chances no mercado de trabalho, não apenas o nível escolar, mas também o nível de conhecimento de cada indivíduo, apresenta inúmeros benefícios para sua vida em sociedade. Dentre os fatores que levam o aluno a desistir dos estudos, podemos dividir em intrínsecos (dentro da escola) e extrínsecos (fora da escola). A situação socioeconômica e cultural do aluno juntamente com sua família são os principais determinantes extraescolares que influenciam o aluno a abandonar a escola. Dentre os fatores intraescolares, o desinteresse gerado no aluno pela metodologia da escola, é apontado como principal influenciador para desistência escolar. Portanto a principal solução apontada é a escola juntamente com a família e a comunidade buscar formas de manter o aluno motivado em seus estudos, mostrar-lhes a importância de se buscar o conhecimento. Conclui-se com essa pesquisa que a evasão escolar no ensino médio pode ser erradicada, desde que haja um trabalho em conjunto entre escola-família- comunidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Abandono escolar. Estratégias Pedagógicas. Fatores Intrínsecos. Fatores Extrínsecos. | pt_BR |
Título: dc.title | Evasão escolar no ensino médio: possíveis causas e soluções | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons