
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Noelma Rodrigues dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Josiane Rodrigues dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T19:18:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T19:18:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_9017557e255e46f78d79d1f37c7b6e4d.pdf | - |
| identificador: dc.identifier.other | EMPODERAMENTO DE ESTUDANTES NEGRAS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724701 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Os desafi os de mulheres negras no Brasil são inúmeros. Além de ter menos acesso à educação, aos serviços públicos, ao trabalho, ainda vivenciam uma realidade de violência e estigmatização. E com as meninas negras não é diferente, pois é através da infância que as crianças negras em especial as meninas, se deparam com as primeiras formas de preconceito e acabam sendo vítimas de mais duras formas de violência verbal e em alguns casos físicos. As experiências de meninas negras são marcadas por diversos fatores como racismo, sexismo e classicismo. Esses fatores de opressão estrutural fazem com que as infâncias de meninas negras sejam frequentemente moldadas por estereótipos racistas tendo grandes repercussões diversas para a vida das vítimas. Uma menina que é empoderada desde cedo certamente se tornará uma mulher mais preparada para lidar com o machismo cotidiano, preconceitos e pressões sociais direcionadas ao seu corpo. Entretanto, antes de começar esse processo, é preciso que a família se empodere. Empoderar meninas é antes de tudo, fazer um resgate histórico-cultural, verdadeiro, de seus ancestrais, pois contribuirá positivamente no processo de construção do empoderamento da menina negra retinta. Freire (2021) ressalta que, é por meio de uma autoanálise crítica que o oprimido, se autoliberta, ou seja, liberta a si mesmo, o autor ainda deixa claro que “Se é mágica a compreensão, mágica será a ação”. Despertando ao leitor sobre a importância de não esperar do outro a libertação, mas do próprio oprimido. Berth (2019, p.210), vai nesta direção em seu livro “Empoderamento” ao destacar o significado de poder, | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EMPODERAMENTO, MULHERES NEGRAS | pt_BR |
| Título: dc.title | EMPODERAMENTO DE ESTUDANTES NEGRAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons