EMPODERAMENTO DE ESTUDANTES NEGRAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Noelma Rodrigues dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Josiane Rodrigues dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-03T19:18:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-03T19:18:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_9017557e255e46f78d79d1f37c7b6e4d.pdf-
identificador: dc.identifier.otherEMPODERAMENTO DE ESTUDANTES NEGRASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724701-
Resumo: dc.description.abstractOs desafi os de mulheres negras no Brasil são inúmeros. Além de ter menos acesso à educação, aos serviços públicos, ao trabalho, ainda vivenciam uma realidade de violência e estigmatização. E com as meninas negras não é diferente, pois é através da infância que as crianças negras em especial as meninas, se deparam com as primeiras formas de preconceito e acabam sendo vítimas de mais duras formas de violência verbal e em alguns casos físicos. As experiências de meninas negras são marcadas por diversos fatores como racismo, sexismo e classicismo. Esses fatores de opressão estrutural fazem com que as infâncias de meninas negras sejam frequentemente moldadas por estereótipos racistas tendo grandes repercussões diversas para a vida das vítimas. Uma menina que é empoderada desde cedo certamente se tornará uma mulher mais preparada para lidar com o machismo cotidiano, preconceitos e pressões sociais direcionadas ao seu corpo. Entretanto, antes de começar esse processo, é preciso que a família se empodere. Empoderar meninas é antes de tudo, fazer um resgate histórico-cultural, verdadeiro, de seus ancestrais, pois contribuirá positivamente no processo de construção do empoderamento da menina negra retinta. Freire (2021) ressalta que, é por meio de uma autoanálise crítica que o oprimido, se autoliberta, ou seja, liberta a si mesmo, o autor ainda deixa claro que “Se é mágica a compreensão, mágica será a ação”. Despertando ao leitor sobre a importância de não esperar do outro a libertação, mas do próprio oprimido. Berth (2019, p.210), vai nesta direção em seu livro “Empoderamento” ao destacar o significado de poder,pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEMPODERAMENTO, MULHERES NEGRASpt_BR
Título: dc.titleEMPODERAMENTO DE ESTUDANTES NEGRASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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