
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, ALINE BORGES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T17:33:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T17:33:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724667 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This work aims to understand how the school tames and disciplines children's bodies, transforming them into subjects. The problem presented aims to understand: how is the docilization of bodies in Early Childhood Education? To respond, a study of the knowledge/power of Foucault's work, Surveillance and Punish (2013) was carried out. Authors like Veiga-Neto (2017) and Vasconcelos (2020) helped in the understanding and application of Foucault's theories in Education. It is concluded that the school is an institution of kidnapping that makes use of various techniques of control and training of the children's bodies that shapes and prepares them for subjection, naturalizing discipline as necessary for their smooth functioning of society. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | early childhood education | pt_BR |
| Título: dc.title | CHILDHOOD EDUCATION AS A SPACE FOR THE DISCIPLINE OF BODIES (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: