Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Rafael Piccoli de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T13:59:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T13:59:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Diante do mundo digital: ensinar e aprender história em tempos de pós-verdade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724638 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho parte dos efeitos das novas tecnologias digitais e sua relação com a história e seu ensino tanto na sala de aula quanto nas redes sociais. Mobilizando conceitos como História Pública e Digital em conjunto com os olhares sobre o papel dos algoritmos em distribuir e direcionar o conteúdo online produzido e como isso tem sido aproveitado por grupos de extrema-direita. Diante da crise democrática que vivemos no país, percebe-se o crescimento do papel de canais de história voltados para um olhar negacionista, recheados de elementos de pós-verdade que visam reforçar uma história monocromática e monotemática. Neste sentido, a pesquisa busca entender o papel do professor de história em um intenso ambiente de pós-verdade, seja na sala de aula ou nas mídias digitais. Assim, procura-se, então, apresentar uma metodologia de análise de um canal – História FM – o qual se conduz em direção à valorização da história como ciência, de modo a evidenciar as possibilidades de abordagem em conjunto por professores e estudantes para uma educação democrática, formação crítica e cidadã. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.306 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-verdade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de narrativas históricas | pt_BR |
Título: dc.title | Diante do mundo digital: ensinar e aprender história em tempos de pós-verdade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RAFAEL PICCOLI DE SOUZA_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724638/2/RAFAEL PICCOLI DE SOUZA_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons