Diante do mundo digital: ensinar e aprender história em tempos de pós-verdade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Rafael Piccoli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-03T13:59:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-03T13:59:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDiante do mundo digital: ensinar e aprender história em tempos de pós-verdadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724638-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho parte dos efeitos das novas tecnologias digitais e sua relação com a história e seu ensino tanto na sala de aula quanto nas redes sociais. Mobilizando conceitos como História Pública e Digital em conjunto com os olhares sobre o papel dos algoritmos em distribuir e direcionar o conteúdo online produzido e como isso tem sido aproveitado por grupos de extrema-direita. Diante da crise democrática que vivemos no país, percebe-se o crescimento do papel de canais de história voltados para um olhar negacionista, recheados de elementos de pós-verdade que visam reforçar uma história monocromática e monotemática. Neste sentido, a pesquisa busca entender o papel do professor de história em um intenso ambiente de pós-verdade, seja na sala de aula ou nas mídias digitais. Assim, procura-se, então, apresentar uma metodologia de análise de um canal – História FM – o qual se conduz em direção à valorização da história como ciência, de modo a evidenciar as possibilidades de abordagem em conjunto por professores e estudantes para uma educação democrática, formação crítica e cidadã.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.306 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPós-verdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectYouTubept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de narrativas históricaspt_BR
Título: dc.titleDiante do mundo digital: ensinar e aprender história em tempos de pós-verdadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons