Oficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História dos povos Guarani

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rogério de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-03T13:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-03T13:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherOficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História dos povos Guaranipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724637-
Resumo: dc.description.abstractA escuta dos povos indígenas e assim sendo, sua história e cultura, através da música contribui para o Ensino de história por estimular a produção de oficinas pedagógicas no ambiente escolar com outras fontes possíveis - um contraponto da visão eurocêntrica da nossa História. Esta prática pedagógica teve como objetivo a busca por outros meios pedagógicos que pudessem colaborar com a lei 11.645/08 de forma a aproximar os discentes da história dos povos indígenas através da fala e produções dos mesmos. A partir da década de 1990 e de forma mais intensiva a partir da referida lei, houve uma preocupação em se pensar nas outras histórias constituintes da nossa memória. Como metodologia apresentamos o Rap indígena e a possibilidade de se pensar a história dos povos Guarani assim como suas questões atuais para os anos finais do Ensino fundamental.A proposta parte de oficinas pedagógicas onde música e História se confundem com a necessidade de uma escuta sensível, um exercício contínuo a ser posto em prática. É a fala do indígena que vem de encontro à nossa escuta, um exercício que é proposto ao longo dos capítulos. Partindo das oficinas propostas, é possível construir outros debates acerca de temas plausíveis como questões sobre territorialidade, a busca por visibilidade, o combate ao silenciamento e a violência física e psicológica vivenciadas por esses povos. Como forma de materializar as oficinas, o produto construído apresenta uma síntese dos debates e produções onde o Rap indígena é o condutor metodológico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.147 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual, mídias e linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovo guaranipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRap indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDescolonizarpt_BR
Título: dc.titleOficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História dos povos Guaranipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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