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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rogério de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T13:41:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T13:41:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História dos povos Guarani | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724637 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escuta dos povos indígenas e assim sendo, sua história e cultura, através da música contribui para o Ensino de história por estimular a produção de oficinas pedagógicas no ambiente escolar com outras fontes possíveis - um contraponto da visão eurocêntrica da nossa História. Esta prática pedagógica teve como objetivo a busca por outros meios pedagógicos que pudessem colaborar com a lei 11.645/08 de forma a aproximar os discentes da história dos povos indígenas através da fala e produções dos mesmos. A partir da década de 1990 e de forma mais intensiva a partir da referida lei, houve uma preocupação em se pensar nas outras histórias constituintes da nossa memória. Como metodologia apresentamos o Rap indígena e a possibilidade de se pensar a história dos povos Guarani assim como suas questões atuais para os anos finais do Ensino fundamental.A proposta parte de oficinas pedagógicas onde música e História se confundem com a necessidade de uma escuta sensível, um exercício contínuo a ser posto em prática. É a fala do indígena que vem de encontro à nossa escuta, um exercício que é proposto ao longo dos capítulos. Partindo das oficinas propostas, é possível construir outros debates acerca de temas plausíveis como questões sobre territorialidade, a busca por visibilidade, o combate ao silenciamento e a violência física e psicológica vivenciadas por esses povos. Como forma de materializar as oficinas, o produto construído apresenta uma síntese dos debates e produções onde o Rap indígena é o condutor metodológico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.147 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual, mídias e linguagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Povo guarani | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rap indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonizar | pt_BR |
Título: dc.title | Oficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História dos povos Guarani | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ROGÉRIO DE LIMA SILVA_PROFHISTORIA UERJ.pdf | 5,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724637/2/ROGÉRIO DE LIMA SILVA_PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
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