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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Sara Norberto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T13:17:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T13:17:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vozes do “chão da escola”Docentes de História e suas percepções sobre os impactos do Escola sem Partido nas suas práticas de ensino | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724617 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa centra-se na investigação das percepções que professoras e professores de História, atuantes na Educação Básica, possuem sobre os impactos que o discurso/ação do Escola sem Partido causou no Ensino de História e se o mesmo se reflete ou não nas suas práticas profissionais de ensino da disciplina na atualidade. Consideramos a perspectiva que professoras e professores são agentes indispensáveis do processo educativo e sujeitos de saberes (escolares, docentes e de experiência) e acreditamos que o discurso/ação do ESP teve/tem a potência de acarretar consequências negativas nas formas como esses saberes são mobilizados no ensino escolar de História. Desse modo, dentro de um enfoque controlado e com o auxílio de uma amostragem de professores de História atuantes na Educação básica obtivemos indicadores e dados quantitativos e qualitativos que apontaram os atuais impactos, permanências, problemas e relevância do discurso/ação do ESP nas práticas de ensino da disciplina. Nosso objetivo foi compreender as nuances do processo, propondo reflexões e provocações sobre nossa relação passada e presente com o mesmo, pois defendemos a superação da reacionária narrativa do dito movimento pela sua constante desconstrução crítica e que ela nunca seja esquecida e subestimada por quem está na sala de aula. Nesse sentido as percepções de docentes que viveram o “antes e depois” do ESP são fundamentais para compreender a extensão desse evento em práticas de ensino concretas e para elaborar coletivamente estratégias de ação, construídas por e para professores, na e para a escola. Assim sendo, pensamos e criamos conjuntamente uma proposta oficina de formação continuada docente para troca de saberes e experiências sobre a temática, construídas a partir das demandas, dúvidas e contribuições dos próprios agentes participantes da pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.752 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola sem Partido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas escolares | pt_BR |
Título: dc.title | Vozes do “chão da escola”Docentes de História e suas percepções sobre os impactos do Escola sem Partido nas suas práticas de ensino | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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SARA NORBERTO DE BARROS_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724617/2/SARA NORBERTO DE BARROS_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
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