Vozes do “chão da escola”Docentes de História e suas percepções sobre os impactos do Escola sem Partido nas suas práticas de ensino

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Sara Norberto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-03T13:17:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-03T13:17:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherVozes do “chão da escola”Docentes de História e suas percepções sobre os impactos do Escola sem Partido nas suas práticas de ensinopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724617-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa centra-se na investigação das percepções que professoras e professores de História, atuantes na Educação Básica, possuem sobre os impactos que o discurso/ação do Escola sem Partido causou no Ensino de História e se o mesmo se reflete ou não nas suas práticas profissionais de ensino da disciplina na atualidade. Consideramos a perspectiva que professoras e professores são agentes indispensáveis do processo educativo e sujeitos de saberes (escolares, docentes e de experiência) e acreditamos que o discurso/ação do ESP teve/tem a potência de acarretar consequências negativas nas formas como esses saberes são mobilizados no ensino escolar de História. Desse modo, dentro de um enfoque controlado e com o auxílio de uma amostragem de professores de História atuantes na Educação básica obtivemos indicadores e dados quantitativos e qualitativos que apontaram os atuais impactos, permanências, problemas e relevância do discurso/ação do ESP nas práticas de ensino da disciplina. Nosso objetivo foi compreender as nuances do processo, propondo reflexões e provocações sobre nossa relação passada e presente com o mesmo, pois defendemos a superação da reacionária narrativa do dito movimento pela sua constante desconstrução crítica e que ela nunca seja esquecida e subestimada por quem está na sala de aula. Nesse sentido as percepções de docentes que viveram o “antes e depois” do ESP são fundamentais para compreender a extensão desse evento em práticas de ensino concretas e para elaborar coletivamente estratégias de ação, construídas por e para professores, na e para a escola. Assim sendo, pensamos e criamos conjuntamente uma proposta oficina de formação continuada docente para troca de saberes e experiências sobre a temática, construídas a partir das demandas, dúvidas e contribuições dos próprios agentes participantes da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.752 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola sem Partidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas escolarespt_BR
Título: dc.titleVozes do “chão da escola”Docentes de História e suas percepções sobre os impactos do Escola sem Partido nas suas práticas de ensinopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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