O samba ensina. O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Thiago Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-03T12:51:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-03T12:51:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO samba ensina. O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724597-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo principal propor a utilização do samba como fonte nas aulas de história, como um elemento formador da identidade negra e da valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira. As músicas selecionadas são das décadas de 1970 e 1980, vista no contexto da ditadura militar e redemocratização. No primeiro capítulo abordamos a trajetória dos sambistas Candeia e Nei Lopes e uma análise das suas canções com a temática racial sendo a ideia central. No segundo capítulo, uma abordagem das rodas de sambas como espaços de sociabilidade e também a trajetória de Leci e Clementina de Jesus com a perspectiva de valorizar a contribuição das mulheres no mundo do samba e apresentar os problemas vivenciadas por elas, a fim de fugir do essencialismo. Com essa investigação, busco demonstrar que é possível estimular nos discentes um olhar crítico a partir da escuta das músicas, tidas como vestígios de um passado e não meramente como alegorias históricas. Outro objetivo é incentivar os estudantes a identificarem relações entre passado e presente, mudanças e permanências a partir da análise do samba. No terceiro capítulo, um relato de experiência das atividades propostas a fim de dar subsídios aos professores que desejarem colocar em prática as atividades propostas. Como produto didático foi produzido um caderno de atividades digital, e-book O SAMBA ENSINA, que contém quatro atividades para serem realizadas em sala de aula, e a elaboração de uma playlist com os sambas selecionados para a pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.024 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSambapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Título: dc.titleO samba ensina. O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons