
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Thiago Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T12:51:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T12:51:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O samba ensina. O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de História | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724597 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo principal propor a utilização do samba como fonte nas aulas de história, como um elemento formador da identidade negra e da valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira. As músicas selecionadas são das décadas de 1970 e 1980, vista no contexto da ditadura militar e redemocratização. No primeiro capítulo abordamos a trajetória dos sambistas Candeia e Nei Lopes e uma análise das suas canções com a temática racial sendo a ideia central. No segundo capítulo, uma abordagem das rodas de sambas como espaços de sociabilidade e também a trajetória de Leci e Clementina de Jesus com a perspectiva de valorizar a contribuição das mulheres no mundo do samba e apresentar os problemas vivenciadas por elas, a fim de fugir do essencialismo. Com essa investigação, busco demonstrar que é possível estimular nos discentes um olhar crítico a partir da escuta das músicas, tidas como vestígios de um passado e não meramente como alegorias históricas. Outro objetivo é incentivar os estudantes a identificarem relações entre passado e presente, mudanças e permanências a partir da análise do samba. No terceiro capítulo, um relato de experiência das atividades propostas a fim de dar subsídios aos professores que desejarem colocar em prática as atividades propostas. Como produto didático foi produzido um caderno de atividades digital, e-book O SAMBA ENSINA, que contém quatro atividades para serem realizadas em sala de aula, e a elaboração de uma playlist com os sambas selecionados para a pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.024 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Samba | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| Título: dc.title | O samba ensina. O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de História | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| THIAGO RODRIGUES FERNANDES_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724597/2/THIAGO RODRIGUES FERNANDES_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons