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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Thiago Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T12:51:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T12:51:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O samba ensina. O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo principal propor a utilização do samba como fonte nas aulas de história, como um elemento formador da identidade negra e da valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira. As músicas selecionadas são das décadas de 1970 e 1980, vista no contexto da ditadura militar e redemocratização. No primeiro capítulo abordamos a trajetória dos sambistas Candeia e Nei Lopes e uma análise das suas canções com a temática racial sendo a ideia central. No segundo capítulo, uma abordagem das rodas de sambas como espaços de sociabilidade e também a trajetória de Leci e Clementina de Jesus com a perspectiva de valorizar a contribuição das mulheres no mundo do samba e apresentar os problemas vivenciadas por elas, a fim de fugir do essencialismo. Com essa investigação, busco demonstrar que é possível estimular nos discentes um olhar crítico a partir da escuta das músicas, tidas como vestígios de um passado e não meramente como alegorias históricas. Outro objetivo é incentivar os estudantes a identificarem relações entre passado e presente, mudanças e permanências a partir da análise do samba. No terceiro capítulo, um relato de experiência das atividades propostas a fim de dar subsídios aos professores que desejarem colocar em prática as atividades propostas. Como produto didático foi produzido um caderno de atividades digital, e-book O SAMBA ENSINA, que contém quatro atividades para serem realizadas em sala de aula, e a elaboração de uma playlist com os sambas selecionados para a pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.024 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | O samba ensina. O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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THIAGO RODRIGUES FERNANDES_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724597/2/THIAGO RODRIGUES FERNANDES_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
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