Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Margareth Dias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-03T12:24:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-03T12:24:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | A potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724577 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A capacidade de leitura e escrita dos estudantes é frequentemente colocada em questão quando o assunto é o baixo desempenho escolar. Dentro deste contexto, o termo letramento é constantemente citado como fator de grande relevância a ser desenvolvido no trabalho escolar, no que diz respeito às condições necessárias ao trabalho pedagógico que visa melhorar o panorama da aprendizagem discente. Esta pesquisa analisa, baseada nas proposições do pedagogo Célestin Freinet, as aulas- passeio como práticas de letramento no ensino de História. Defendemos que, ao realizar aulas fora da escola, os professores de História contribuem para a ampliação das experiências culturais dos estudantes, o que favorece o desenvolvimento do letramento histórico desses alunos e, consequentemente, a evolução do conjunto de aprendizagens históricas. Acreditando que a experiência docente é de extrema relevância às nossas reflexões, apresentaremos as entrevistas realizadas com professores de História da Educação Básica pública que trabalham com a dinâmica das aulas-passeio, assim como a análise de atividades elaboradas por estes, no intuito de refletir sobre a importância destas para o letramento dos estudantes no campo específico da História. Por fim, exibiremos uma coletânea com alguns locais históricos visitados pelos professores entrevistados com suas turmas, com as principais características destes lugares e dicas de visitação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.404 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas-passeio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | A potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARGARETH DIAS DE OLIVEIRA _PROFHISTORIA_UERJ_.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724577/2/MARGARETH DIAS DE OLIVEIRA _PROFHISTORIA_UERJ_.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons