A potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Margareth Dias de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-03T12:24:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-03T12:24:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherA potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724577-
Resumo: dc.description.abstractA capacidade de leitura e escrita dos estudantes é frequentemente colocada em questão quando o assunto é o baixo desempenho escolar. Dentro deste contexto, o termo letramento é constantemente citado como fator de grande relevância a ser desenvolvido no trabalho escolar, no que diz respeito às condições necessárias ao trabalho pedagógico que visa melhorar o panorama da aprendizagem discente. Esta pesquisa analisa, baseada nas proposições do pedagogo Célestin Freinet, as aulas- passeio como práticas de letramento no ensino de História. Defendemos que, ao realizar aulas fora da escola, os professores de História contribuem para a ampliação das experiências culturais dos estudantes, o que favorece o desenvolvimento do letramento histórico desses alunos e, consequentemente, a evolução do conjunto de aprendizagens históricas. Acreditando que a experiência docente é de extrema relevância às nossas reflexões, apresentaremos as entrevistas realizadas com professores de História da Educação Básica pública que trabalham com a dinâmica das aulas-passeio, assim como a análise de atividades elaboradas por estes, no intuito de refletir sobre a importância destas para o letramento dos estudantes no campo específico da História. Por fim, exibiremos uma coletânea com alguns locais históricos visitados pelos professores entrevistados com suas turmas, com as principais características destes lugares e dicas de visitação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.404 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAulas-passeiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Título: dc.titleA potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons