
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO, Luiz Mário Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | NOLL, Matias | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Emmanuela Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-01T14:20:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-01T14:20:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA TEÓRICO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS Contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724497 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O guia teórico consiste em um produto educacional elaborado no decorrer do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres, pelo mestrando Luiz Mário Lopes Cardoso, em parceria com os professores: Doutora Emmanuela Ferreira de Lima (orientadora) e Doutor Matias Noll (coorientador). Essa proposta teórica e metodológica foi desenvolvida com base na pesquisa de mestrado intitulada O elo entre o Ensino Médio Integrado e seus componentes curriculares: um estudo de caso sobre práticas pedagógicas integradoras. A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar as percepções dos docentes sobre o uso das Práticas Pedagógicas Integradoras (PPIs) nos componentes curriculares do Ensino Médio Integrado (EMI) em relação à Educação Profissional Técnica, as quais foram aplicadas no curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, Jussara-GO. Este guia teórico foi planejado e desenvolvido a partir de uma necessidade observada entre os docentes participantes da pesquisa a respeito da produção de um material que pu desse dar apoio para o estudo e o aprimoramento das suas práticas pedagógicas. Em face do exposto, a sua delineação distendeu-se em três subdivisões fundamentais. No primeiro tópico, traz-se o decurso histórico da Educação Profissional (EP) no Brasil e sua dualidade, tendo em vista a discriminação e o preconceito a essa modalidade de ensino – para tanto, espaldou-se em Caires e Oliveira (2016), Cunha (2005) e Manfredi (2016). No segundo tópico, o conceito do EMI é apresentado considerando a integração da formação geral e específica e a possibilidade de rompimento da dualidade histórica da EP – para discutir essa temática, embasou-se em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Moura (2007) e Ramos (2008, 2017). No terceiro item, abordam-se os conceitos das PPIs e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), apontando-os como alternativas reais para se alcançar o que estabelece a proposta do EMI, que consiste na formação politécnica e integral para o estudante. Essa discussão foi sustentada em Araujo e Frigotto (2015), Gasparin (2012), Moura, Lima e Filho (2015) e Saviani (2007, 2011, 2021). Por fim, espera-se que este guia teórico contribua sobremaneira com a formação dos docentes. Expecta-se, ainda, que este material sirva de suporte teórico para as ações pedagógicas dos docentes no que concerne ao planejamento e às reflexões de uma prática no sentido de práxis integradora. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica; Práticas Pedagógicas Integradoras; Integração Curricular; Educação Profissional Integrada. | pt_BR |
| Título: dc.title | GUIA TEÓRICO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS Contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Instituto Federal Goiano – campus Ceres | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GUIA TEÓRICO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS_Ebook (1).pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724497/2/GUIA TEÓRICO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS_Ebook (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons