GUIA TEÓRICO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS Contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO, Luiz Mário Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorNOLL, Matias-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Emmanuela Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-01T14:20:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-01T14:20:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-01-
identificador: dc.identifier.otherGUIA TEÓRICO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS Contribuições à luz da pedagogia histórico-críticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724497-
Resumo: dc.description.abstractO guia teórico consiste em um produto educacional elaborado no decorrer do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres, pelo mestrando Luiz Mário Lopes Cardoso, em parceria com os professores: Doutora Emmanuela Ferreira de Lima (orientadora) e Doutor Matias Noll (coorientador). Essa proposta teórica e metodológica foi desenvolvida com base na pesquisa de mestrado intitulada O elo entre o Ensino Médio Integrado e seus componentes curriculares: um estudo de caso sobre práticas pedagógicas integradoras. A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar as percepções dos docentes sobre o uso das Práticas Pedagógicas Integradoras (PPIs) nos componentes curriculares do Ensino Médio Integrado (EMI) em relação à Educação Profissional Técnica, as quais foram aplicadas no curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, Jussara-GO. Este guia teórico foi planejado e desenvolvido a partir de uma necessidade observada entre os docentes participantes da pesquisa a respeito da produção de um material que pu desse dar apoio para o estudo e o aprimoramento das suas práticas pedagógicas. Em face do exposto, a sua delineação distendeu-se em três subdivisões fundamentais. No primeiro tópico, traz-se o decurso histórico da Educação Profissional (EP) no Brasil e sua dualidade, tendo em vista a discriminação e o preconceito a essa modalidade de ensino – para tanto, espaldou-se em Caires e Oliveira (2016), Cunha (2005) e Manfredi (2016). No segundo tópico, o conceito do EMI é apresentado considerando a integração da formação geral e específica e a possibilidade de rompimento da dualidade histórica da EP – para discutir essa temática, embasou-se em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Moura (2007) e Ramos (2008, 2017). No terceiro item, abordam-se os conceitos das PPIs e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), apontando-os como alternativas reais para se alcançar o que estabelece a proposta do EMI, que consiste na formação politécnica e integral para o estudante. Essa discussão foi sustentada em Araujo e Frigotto (2015), Gasparin (2012), Moura, Lima e Filho (2015) e Saviani (2007, 2011, 2021). Por fim, espera-se que este guia teórico contribua sobremaneira com a formação dos docentes. Expecta-se, ainda, que este material sirva de suporte teórico para as ações pedagógicas dos docentes no que concerne ao planejamento e às reflexões de uma prática no sentido de práxis integradora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica; Práticas Pedagógicas Integradoras; Integração Curricular; Educação Profissional Integrada.pt_BR
Título: dc.titleGUIA TEÓRICO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS Contribuições à luz da pedagogia histórico-críticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineInstituto Federal Goiano – campus Cerespt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons