Desafios da educação inclusiva no ensino regular do 6º ao 9º ano em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Porto Grande, estado do Amapá

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lo Ruama De Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorde Lima, Me. Tiago Caminha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-31T19:08:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-31T19:08:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_9017557e255e46f78d79d1f37c7b6e4d.pdf-
identificador: dc.identifier.otherDesafios da educação inclusiva no ensino regularpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724443-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa avaliação dos desafios que as escolas municipais enfrentam no que tange a educação inclusiva, analisar os anseios e expectativas em relação ao tema através do olhar do professor. A Educação Inclusiva, ainda é um grande desafio a ser encarado atualmente, mesmo com as mudanças educacionais ocorridas ao longo da história do Brasil, principalmente, quando se trata, não apenas de incluir estudantes com deficiências em salas de aulas regulares, mas também, estabelecer relações eficazes que possam favorecer atendimento igualitário para todos independentemente da diversidade, para que eles se sintam, de fato, incluídos no contexto escolar e social. A presente pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar se as escolas municipais e os professores que nelas atuam encontram-se (ou sentem-se) aptos para atender os alunos com deficiências e quais dificuldades eles sentem para oferecer a educação inclusiva. Como objetivos específicos: determinar os desafios enfrentados pelas instituições de ensino municipais do ensino regular no que tange a educação inclusiva; avaliar se os professores estão preparados e possuem suporte para a realizar sua prática docente no atendimento a esses alunos; investigar se a comunidade escolar está apta para assistir esse alunado; inquirir qual o envolvimento da família na educação inclusiva e determinar qual seu papel na mesma. A pesquisa apresenta uma abordagem metodológica qualiquantitativa. Foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental que fundamentaram os estudos envolvendo a temática, além da pesquisa de campo que foi realizada em uma escola da rede municipal da cidade de Porto Grande/AP com os professores do 6º ao 9º ano que atuam com alunos com deficiências, a coordenação pedagógica e os pais ou responsáveis desses alunos. A pesquisa revelou pontos de vistas que hora se cruzavam e hora tomavam caminhos diferentes, revelou que a adaptação dos alunos especiais depende em grande parte das adaptações dos recursos materiais, didáticos, do comportamento e aceitação da comunidade escolar para com esses alunos, tornando o ambiente apto para acolhê-los. Evidenciou os anseios e dificuldades que alguns professores sentem no momento de ministrar suas aulas e conseguir inserir os alunos com especificidades nelas, por sentirem a falta de orientação que atenda a demanda por componente curricular. Revelou como a relação entre família e escola colabora para a efetividade da inclusão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusiva; inclusão; gestão; professores; família.pt_BR
Título: dc.titleDesafios da educação inclusiva no ensino regular do 6º ao 9º ano em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Porto Grande, estado do Amapápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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