Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fossatti Ferri, Claudiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-31T16:19:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-31T16:19:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Claudiane Fossatti Ferri | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724417 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresenta-se uma sequência didática com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico e na contribuição da Estatística para a aprendizagem de Matemática e para a formação crítica dos estudantes. A Estatística, aliada a uma proposta de ensino que tenha como perspectiva desenvolver uma educação para a cidadania, pode contribuir para a formação crítica e social dos estudantes, além de possibilitar a realização de trabalhos interdisciplinares voltados à exploração de temas de relevância social. Com esta sequência didática é possível colaborar para promover a aprendizagem de Estatística com sentido dos conceitos e compreensão da sua importância para a interpretação das situações do cotidiano e, com isso, proporcionar que os estudantes vivenciem o sentido de uma cidadania crítica frente ao aumento de produção e disseminação de informações pelos mais diversos meios de comunicação. As atividades que compõem a sequência didática, foram aplicadas em turma do 9° ano do Ensino Fundamental, visando à construção do conhecimento na realização, com reflexão, de atividades práticas propostas para o desenvolvimento do pensamento estatístico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 495 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Estatística | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | . Letramento estatístico | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática para o Ensino de Estatística na educação básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Claudiane Fossatti Ferri.pdf | 494,52 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724417/2/Produto Educacional Claudiane Fossatti Ferri.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons