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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Modolon, Morgana Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-31T13:05:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-31T13:05:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | MEMÓRIAS E ENSINO DE HISTÓRIA: A DITADURA MILITAR EM CRICIÚMA COMO UM TEMA SENSÍVEL EM SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre as memórias subterrâneas da ditadura civilmilitar de Criciúma, a partir de uma proposta de Ensino de História que articula as experiências de personagens históricos locais, por meio da problematização de diferentes marcos urbanos e a análise de fontes históricas, com a finalidade de sensibilizar e aproximar professores e estudantes da educação básica dessa temática. A memória é tomada como categoria central de análise, articulada à perspectiva dos temas sensíveis e da Educação Patrimonial. A dissertação adotou como metodologia de pesquisa a análise bibliográfica e documental para produzir uma reflexão teórico metodológica que resultou em um percurso urbano que articula memórias e espaços de repressão e resistência à ditadura civil-militar em Criciúma a partir de cinco pontos: I) Estádio Heriberto Hülse: II) Centro Cultural Jorge Zanatta; III) E. E.F. Professor Lapagesse/ C. E. I. Professor Lapagesse; IV) Sindicato dos Mineiros de Criciúma: V) Rádio Difusora. Os lugares selecionados contribuem para a construção de uma narrativa histórico escolar dos acontecimentos que se desencadearam na cidade de Criciúma, especialmente nesses espaços, durante período da ditadura civil-militar, ora como palco de resistências, ora como espaços de repressão e violação de direitos humanos. A proposta articula-se aos documentos diversos que nortearam a construção do percurso e a orientações para a construção de oficinas com fontes históricas, dando visibilidade às memórias subterrâneas e as narrativas de sujeitos históricos, ressignificando marcos urbanos da cidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória. Ditadura Civil-Militar. Memórias. Ensino de História. | pt_BR |
Título: dc.title | Memórias e ensino de História: a ditadura militar em Criciúma como um tema sensível em sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MORGANAVIEIRAMODOLONPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 12,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724397/2/MORGANAVIEIRAMODOLONPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
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