Memórias e ensino de História: a ditadura militar em Criciúma como um tema sensível em sala de aula

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorModolon, Morgana Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-31T13:05:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-31T13:05:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherMEMÓRIAS E ENSINO DE HISTÓRIA: A DITADURA MILITAR EM CRICIÚMA COMO UM TEMA SENSÍVEL EM SALA DE AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724397-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo refletir sobre as memórias subterrâneas da ditadura civilmilitar de Criciúma, a partir de uma proposta de Ensino de História que articula as experiências de personagens históricos locais, por meio da problematização de diferentes marcos urbanos e a análise de fontes históricas, com a finalidade de sensibilizar e aproximar professores e estudantes da educação básica dessa temática. A memória é tomada como categoria central de análise, articulada à perspectiva dos temas sensíveis e da Educação Patrimonial. A dissertação adotou como metodologia de pesquisa a análise bibliográfica e documental para produzir uma reflexão teórico metodológica que resultou em um percurso urbano que articula memórias e espaços de repressão e resistência à ditadura civil-militar em Criciúma a partir de cinco pontos: I) Estádio Heriberto Hülse: II) Centro Cultural Jorge Zanatta; III) E. E.F. Professor Lapagesse/ C. E. I. Professor Lapagesse; IV) Sindicato dos Mineiros de Criciúma: V) Rádio Difusora. Os lugares selecionados contribuem para a construção de uma narrativa histórico escolar dos acontecimentos que se desencadearam na cidade de Criciúma, especialmente nesses espaços, durante período da ditadura civil-militar, ora como palco de resistências, ora como espaços de repressão e violação de direitos humanos. A proposta articula-se aos documentos diversos que nortearam a construção do percurso e a orientações para a construção de oficinas com fontes históricas, dando visibilidade às memórias subterrâneas e as narrativas de sujeitos históricos, ressignificando marcos urbanos da cidade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Ditadura Civil-Militar. Memórias. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleMemórias e ensino de História: a ditadura militar em Criciúma como um tema sensível em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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