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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Matos, Jessica Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Almeida, Delma Holanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-30T19:38:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-30T19:38:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Contribuições do PIBID para a formação docente dos alunos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724335 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu em 2007 coordenado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com o intuito de incentivar a formação docente, aproximando o processo de formação e de futura atuação, vivenciando a realidade diária da profi ssão reafi rmando assim a sua escolha profi ssional. Dentre os processos, o programa oferece um determinado número de bolsas às instituições, onde os futuros pibidianos devem se inscrever, submetendo seus projetos a serem desenvolvidos durante 18 meses. Desse modo o presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições do PIBID, aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus II, da Universidade Esta- dual de Alagoas. A presente pesquisa abordou métodos exploratório e descritivo, para obtenção de dados foi enviado um formulário previamente preparado no Google Forms com 15 perguntas fechadas. Os resultados: Maior participação de alunos do 5º ao 8º período, com idade entre 22 e 26 anos, as escolas estaduais foram as mais benefi ciadas pelo programa, sendo essas escolas apresentadoras de falhas na estrutura física, infl uencian- do no desenvolvimento das atividades, embora aumente o interesse pelo ato de exercer a profi ssão por parte dos participantes, acreditando que o PIBID é uma política pública com contribuições para o curso de Ciências Biológicas da UNEAL assim apresentam pontos positivos, tornando-os preparados para lecionar e indicar o PIBID para os futuros alunos. Por fi m, o PIBID é de fundamental importância para o desenvolvimento teórico e prático, proporcionando grande impacto na formação dos futuros Licenciados em Ciências Biológicas. Desta forma, o programa como política pública tem um papel expressivo na transformação e postura dos participantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID; Formação docente; Ensino de biologia; Ensino de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Contribuições do PIBID para a formação docente dos alunos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Alagoas campus II Santana do Ipanema | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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