Contribuições do PIBID para a formação docente dos alunos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Alagoas campus II Santana do Ipanema

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Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Matos, Jessica Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorde Almeida, Delma Holanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-30T19:38:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-30T19:38:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf-
identificador: dc.identifier.otherContribuições do PIBID para a formação docente dos alunospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724335-
Resumo: dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu em 2007 coordenado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com o intuito de incentivar a formação docente, aproximando o processo de formação e de futura atuação, vivenciando a realidade diária da profi ssão reafi rmando assim a sua escolha profi ssional. Dentre os processos, o programa oferece um determinado número de bolsas às instituições, onde os futuros pibidianos devem se inscrever, submetendo seus projetos a serem desenvolvidos durante 18 meses. Desse modo o presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições do PIBID, aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus II, da Universidade Esta- dual de Alagoas. A presente pesquisa abordou métodos exploratório e descritivo, para obtenção de dados foi enviado um formulário previamente preparado no Google Forms com 15 perguntas fechadas. Os resultados: Maior participação de alunos do 5º ao 8º período, com idade entre 22 e 26 anos, as escolas estaduais foram as mais benefi ciadas pelo programa, sendo essas escolas apresentadoras de falhas na estrutura física, infl uencian- do no desenvolvimento das atividades, embora aumente o interesse pelo ato de exercer a profi ssão por parte dos participantes, acreditando que o PIBID é uma política pública com contribuições para o curso de Ciências Biológicas da UNEAL assim apresentam pontos positivos, tornando-os preparados para lecionar e indicar o PIBID para os futuros alunos. Por fi m, o PIBID é de fundamental importância para o desenvolvimento teórico e prático, proporcionando grande impacto na formação dos futuros Licenciados em Ciências Biológicas. Desta forma, o programa como política pública tem um papel expressivo na transformação e postura dos participantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPIBID; Formação docente; Ensino de biologia; Ensino de ciênciaspt_BR
Título: dc.titleContribuições do PIBID para a formação docente dos alunos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Alagoas campus II Santana do Ipanemapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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