Barreiras e desafios enfrentados pelos professores na implementação do método de ensino à distância nas escolas rurais do município de Pelotas/RS1

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDomingues, Tais De Moraes Affonso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-30T19:21:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-30T19:21:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3-
identificador: dc.identifier.otherBarreiras e desafios enfrentados pelos professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724332-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho analisa as barreiras e desafi os enfrentados pelos professores na implementação no método de Ensino à Distância nas escolas rurais do município de Pelotas/RS. Esse método de ensino utiliza recursos tecnológicos que ainda são escassos e por vezes inexistentes nas escolas rurais. Diante do contexto atual de intensifi cação do método de Ensino à Distância e considerando a necessidade de uma estrutura tecnológica para sua aplicação, objetiva-se verifi car quais são as barreiras e desafi os enfrentados pelos professores para a implementação do Ensino à Distância nas escolas rurais. Para tanto, se analisa num primeiro momento o método de Ensino à Distância e os recursos de mediação pedagógica existentes para sua implementação; posteriormente, se analisa as escolas rurais e sua interação com as tecnologias, avaliando neste momento a estrutura que essas escolas possuem para receberem o método de Ensino à Distância; por fi m, se analisa atra- vés da técnica de entrevista semiestruturada com os professores que atuam nas escolas rurais do município de Pelotas/RS quais os desafi os e barreiras para a implementação do Ensino à Distância. O estudo se justifi ca em razão da necessidade de diagnosticar os problemas enfrentados na mediação pedagógica dos professores em aplicar o método de Ensino à Distância no contexto específi co enfrentado pelas escolas rurais para que se possam encontrar alternativas para o ensino e aprendizagem desses alunos que se encontram em situação de mais vulnerabilidade. Espera-se que através dessa análise, possamos encontrar a mediação pedagógica mais adequada para ser aplicada na implementação do Ensino à Distância nas escolas rurais. Percebe-se que esse método que é um recurso alternativo e por vezes necessário para o ensino e aprendizagem deixa de ser aplicado nas escolas rurais por falta de um planejamento adequado e específi co. Para o desenvolvimento do trabalho empregou-se o método indutivo, em investigação qualitativa, por meio da técnica de pesquisa bibliográfica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à Distância, Escolas Rurais, Tecnologias.pt_BR
Título: dc.titleBarreiras e desafios enfrentados pelos professores na implementação do método de ensino à distância nas escolas rurais do município de Pelotas/RS1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons