Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Domingues, Tais De Moraes Affonso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-30T19:21:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-30T19:21:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3 | - |
identificador: dc.identifier.other | Barreiras e desafios enfrentados pelos professores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724332 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho analisa as barreiras e desafi os enfrentados pelos professores na implementação no método de Ensino à Distância nas escolas rurais do município de Pelotas/RS. Esse método de ensino utiliza recursos tecnológicos que ainda são escassos e por vezes inexistentes nas escolas rurais. Diante do contexto atual de intensifi cação do método de Ensino à Distância e considerando a necessidade de uma estrutura tecnológica para sua aplicação, objetiva-se verifi car quais são as barreiras e desafi os enfrentados pelos professores para a implementação do Ensino à Distância nas escolas rurais. Para tanto, se analisa num primeiro momento o método de Ensino à Distância e os recursos de mediação pedagógica existentes para sua implementação; posteriormente, se analisa as escolas rurais e sua interação com as tecnologias, avaliando neste momento a estrutura que essas escolas possuem para receberem o método de Ensino à Distância; por fi m, se analisa atra- vés da técnica de entrevista semiestruturada com os professores que atuam nas escolas rurais do município de Pelotas/RS quais os desafi os e barreiras para a implementação do Ensino à Distância. O estudo se justifi ca em razão da necessidade de diagnosticar os problemas enfrentados na mediação pedagógica dos professores em aplicar o método de Ensino à Distância no contexto específi co enfrentado pelas escolas rurais para que se possam encontrar alternativas para o ensino e aprendizagem desses alunos que se encontram em situação de mais vulnerabilidade. Espera-se que através dessa análise, possamos encontrar a mediação pedagógica mais adequada para ser aplicada na implementação do Ensino à Distância nas escolas rurais. Percebe-se que esse método que é um recurso alternativo e por vezes necessário para o ensino e aprendizagem deixa de ser aplicado nas escolas rurais por falta de um planejamento adequado e específi co. Para o desenvolvimento do trabalho empregou-se o método indutivo, em investigação qualitativa, por meio da técnica de pesquisa bibliográfica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à Distância, Escolas Rurais, Tecnologias. | pt_BR |
Título: dc.title | Barreiras e desafios enfrentados pelos professores na implementação do método de ensino à distância nas escolas rurais do município de Pelotas/RS1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons