Desafios e perspectivas do professor na alfabetização e letramento na era do ensino remoto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Sebastiana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-30T19:07:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-30T19:07:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf-
identificador: dc.identifier.otherDesafios e perspectivas do professor na alfabetização-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724331-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo trata sobre o tema dos desafi os e perspectivas dos professores na alfabetização e letramento no ensino remoto. Os rumos educacionais impulsionados pela pandemia da Covid-19 acarretaram diversos desafi os para a prática docente desta maneira, professores, inesperadamente se depararam com o ensino re- moto, tendo que ressignifi car a forma de fazer a educação. Por isso, o artigo traz refl exões acerca do ensino, assim como demonstra a necessidade de inferir ações inovadoras. Para tanto, dominar as tecnologias digitais é assumir posturas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico, é repensar o que se pretende para as turmas de alfabetização. Este estudo tem como objetivo compreender como vem se dando os processos de ensino e aprendizagem na etapa de alfabetização e letramento durante o Ensino Remoto, buscando identifi car suas realidades e os principais desafi os vivenciados pelos professores alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfi ca apoiando-se em artigos científi cos, BNCC, plano da PNA e sites educacionais e diversos autores como, Soares, Gil, Libâneo, entre outros. Com a análise dos dados coletados pode-se concluir que com o ensino remoto, muitas crianças em fase de alfabetização não têm acesso à internet, nem possuem aparelhos eletrônicos em casa, a falta de motivação das crianças e da família por não auxiliarem nesse processo torna-se inviável se efetivar a alfabetização. Também é evidenciado que os educadores tenham uma formação continuada com relação às TICs, objetivando dar subsídios aos professores no uso, tanto instrumental, quanto pedagógico.-
Tamanho: dc.format.extent5mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento. Alfabetização. Desafi os. Perspectivas. Ensino Remoto.-
Título: dc.titleDesafios e perspectivas do professor na alfabetização e letramento na era do ensino remoto-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons