Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Sebastiana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-30T19:07:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-30T19:07:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Desafios e perspectivas do professor na alfabetização | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724331 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo trata sobre o tema dos desafi os e perspectivas dos professores na alfabetização e letramento no ensino remoto. Os rumos educacionais impulsionados pela pandemia da Covid-19 acarretaram diversos desafi os para a prática docente desta maneira, professores, inesperadamente se depararam com o ensino re- moto, tendo que ressignifi car a forma de fazer a educação. Por isso, o artigo traz refl exões acerca do ensino, assim como demonstra a necessidade de inferir ações inovadoras. Para tanto, dominar as tecnologias digitais é assumir posturas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico, é repensar o que se pretende para as turmas de alfabetização. Este estudo tem como objetivo compreender como vem se dando os processos de ensino e aprendizagem na etapa de alfabetização e letramento durante o Ensino Remoto, buscando identifi car suas realidades e os principais desafi os vivenciados pelos professores alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfi ca apoiando-se em artigos científi cos, BNCC, plano da PNA e sites educacionais e diversos autores como, Soares, Gil, Libâneo, entre outros. Com a análise dos dados coletados pode-se concluir que com o ensino remoto, muitas crianças em fase de alfabetização não têm acesso à internet, nem possuem aparelhos eletrônicos em casa, a falta de motivação das crianças e da família por não auxiliarem nesse processo torna-se inviável se efetivar a alfabetização. Também é evidenciado que os educadores tenham uma formação continuada com relação às TICs, objetivando dar subsídios aos professores no uso, tanto instrumental, quanto pedagógico. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento. Alfabetização. Desafi os. Perspectivas. Ensino Remoto. | - |
Título: dc.title | Desafios e perspectivas do professor na alfabetização e letramento na era do ensino remoto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons