ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS DE PENSAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM DOCUMENTOS CURRICULARES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNAVARRO, DANIELLE LUZIA RAMOS DE MORAES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-30T17:13:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-30T17:13:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-03-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS DE PENSAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM DOCUMENTOS CURRICULARESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724320-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho foi abordado como o ensino de História está posto nos documentos curriculares nacionais para a educação infantil, tendo em vista indicativos de um processo de apagamento do ensino de História nos documentos curriculares vigentes. Partindo desse pressuposto, a investigação proposta neste trabalho tem como objetivo investigar quais são os sentidos de pensamento histórico-social que se tenta fixar na BNCC da educação infantil, considerando o diálogo com o RCNEI, e analisando a importância dada ao ensino de História para a educação na primeira infância brasileira. Buscou-se fundamentos que elucidassem reflexões acerca da relevância do desenvolvimento do pensamento histórico-social para a efetivação do ensino de História na educação infantil, a partir da contextualização da infância. A metodologia para coleta dos dados foi de abordagem qualitativa e norteada pelos princípios da pesquisa documental, considerando ainda fundamentos da Análise de Discurso (AD) em perspectiva pós-fundacional, bem como os princípios do paradigma indiciário. Esta metodologia permitiu sistematizar o conteúdo dos documentos curriculares propostos para a educação infantil em nível federal (RCNEI; BNCC) e analisar quais são os sentidos que as propostas curriculares voltadas à educação infantil movem sobre pensamento histórico-social, observando de que maneira o ensino de História tem sido posicionado a partir dos sentidos que se tenta homogeneizar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As questões apontadas por esta investigação constatam que o pensamento histórico-social e consequentemente o ensino de História na educação infantil tem galgado um status secundário e preterido em relação aos demais campos curriculares, praticamente desaparecendo do currículo. Considerando as problemáticas encontradas na pesquisa, propomos como produto final um website voltado às profissionais atuantes na educação infantil, elaborado com o intuito de fornecer materiais e ações de formação, com um rol de estratégias de atuação que favoreçam o desenvolvimento do pensamento histórico-social nesta etapa da Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent17,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo e Documentos Curricularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Histórico-Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFluxo de sentidospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecontextualização e Hibridismopt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS DE PENSAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM DOCUMENTOS CURRICULARESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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