Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NAVARRO, DANIELLE LUZIA RAMOS DE MORAES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-30T17:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-30T17:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS DE PENSAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM DOCUMENTOS CURRICULARES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724320 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho foi abordado como o ensino de História está posto nos documentos curriculares nacionais para a educação infantil, tendo em vista indicativos de um processo de apagamento do ensino de História nos documentos curriculares vigentes. Partindo desse pressuposto, a investigação proposta neste trabalho tem como objetivo investigar quais são os sentidos de pensamento histórico-social que se tenta fixar na BNCC da educação infantil, considerando o diálogo com o RCNEI, e analisando a importância dada ao ensino de História para a educação na primeira infância brasileira. Buscou-se fundamentos que elucidassem reflexões acerca da relevância do desenvolvimento do pensamento histórico-social para a efetivação do ensino de História na educação infantil, a partir da contextualização da infância. A metodologia para coleta dos dados foi de abordagem qualitativa e norteada pelos princípios da pesquisa documental, considerando ainda fundamentos da Análise de Discurso (AD) em perspectiva pós-fundacional, bem como os princípios do paradigma indiciário. Esta metodologia permitiu sistematizar o conteúdo dos documentos curriculares propostos para a educação infantil em nível federal (RCNEI; BNCC) e analisar quais são os sentidos que as propostas curriculares voltadas à educação infantil movem sobre pensamento histórico-social, observando de que maneira o ensino de História tem sido posicionado a partir dos sentidos que se tenta homogeneizar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As questões apontadas por esta investigação constatam que o pensamento histórico-social e consequentemente o ensino de História na educação infantil tem galgado um status secundário e preterido em relação aos demais campos curriculares, praticamente desaparecendo do currículo. Considerando as problemáticas encontradas na pesquisa, propomos como produto final um website voltado às profissionais atuantes na educação infantil, elaborado com o intuito de fornecer materiais e ações de formação, com um rol de estratégias de atuação que favoreçam o desenvolvimento do pensamento histórico-social nesta etapa da Educação Básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo e Documentos Curriculares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Histórico-Social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fluxo de sentidos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recontextualização e Hibridismo | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS DE PENSAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM DOCUMENTOS CURRICULARES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro (1).pdf | 17,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724320/2/Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons