Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAZLOM, GLAUCE ANGÉLICA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-30T15:45:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-30T15:45:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE NAVIRAÍ-MS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724318 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação teve como objetivo investigar o Ensino de História nos Anos Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Naviraí-MS, dessa forma, identificando os impactos das políticas públicas educacionais, como a lei 11.114/ 2005 sobre adequação do Ensino Fundamental de nove anos, e a lei 11.738/2008 sobre 1/3 de hora atividades. Foram levantadas duas hipóteses: a primeira, que o impacto das mudanças das políticas educacionais públicas na Rede Municipal de Naviraí favorece o Ensino de História nos Anos Iniciais; a segunda é que o Ensino de História nos Anos Iniciais está sendo ministrado de forma satisfatória, pois os professores pedagogos desenvolvem práticas metodológicas que atendem às reflexões históricas de acordo com o norteamento da BNCC. O posicionamento metodológico da pesquisa foi qualitativo, defendendo o estudo do homem, levando em conta que o ser humano não é passivo, mas sim que interpreta o mundo em que vive continuamente. Os participantes da pesquisa foram professores que ministram a disciplina de História nos Anos Iniciais. Na análise da pesquisa, pode-se perceber que os professores têm qualificação acadêmica e tempo de experiência nos Anos Iniciais; a maioria demonstra ter ciência das abordagens metodológicas que envolvem o ensino de história, como a consciência histórica e a abordagem decolonial. O produto final é a uma sequência didática para os Anos Iniciais: formação da população brasileira, que poderá ser utilizada nas turmas do 4º ano dos Anos Iniciais, porque faz parte da Unidade Temática da BNCC | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,9MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE NAVIRAÍ-MS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: