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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | VILAR, LEONY VILLELA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-30T14:55:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-30T14:55:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O LUGAR DA MORTE NO ENSINO DE HISTÓRIA: O HOMO SACER COMO SUJEITO NO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724317 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho consiste na análise do lugar da morte e da violência no Ensino de História, desenvolvido no Ensino Fundamental II, em abordagens sob a ótica dos Direitos Humanos. Discutir-se-á o dilema da presença de corpos matáveis, do luto e as representações e saberes acerca da morte nos conteúdos desenvolvidos na disciplina. Nessa perspectiva, analisamos a necessidade de se fazer refletir sobre a potencialidade do conceito de dignidade humana para apreensão e análise das dinâmicas de violência e morte, e ainda, a presença destas nos saberes que são aplicados no ensino de História. E, além disso, buscamos identificar se existe um reconhecimento do Homo Sacer, na perspectiva repensada por Giorgio Agamben, por parte de estudantes e professores, como sujeito da História. Por fim, apresentamos como produto uma sequência didática, contendo uma abordagem sensível e focada na dignidade humana, considerando a presença da morte e da violência, objetivando que ambos passem a se fazer presentes, de forma pontual, em sintonia com a Base Nacional Curricular Comum, nas aulas de História. Para o desenvolvimento da pesquisa, a partir da perspectiva teórica apresentada, foi empregada a metodologia da história oral com alunos e professores para análise de um duplo procedimento: por um lado entender a subjetivação das temáticas, e por outro, analisar as formas como esses saberes são abordados e as relações de poder que estabelecem esse processo. Perseguindo esses pressupostos metodológicos, utilizamos também como fontes a bibliografia pertinente ao tema, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. Foi evidenciado com as entrevistas e análise dos documentos pertinentes, uma dificuldade em se abordar as temáticas que envolvem o luto e a morte e a politização desses fenômenos nas aulas de História do Ensino Fundamental, principalmente na ligação daqueles com o princípio da Dignidade Humana. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,7MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania e Diretos Humanos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Morte, Violência e Luto | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Biopolítica | pt_BR |
| Título: dc.title | O LUGAR DA MORTE NO ENSINO DE HISTÓRIA: O HOMO SACER COMO SUJEITO NO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO LEONY VILLELA VILAR - CD room.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724317/2/DISSERTAÇÃO LEONY VILLELA VILAR - CD room.pdfDownload |
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