O LUGAR DA MORTE NO ENSINO DE HISTÓRIA: O HOMO SACER COMO SUJEITO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVILAR, LEONY VILLELA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-30T14:55:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-30T14:55:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
identificador: dc.identifier.otherO LUGAR DA MORTE NO ENSINO DE HISTÓRIA: O HOMO SACER COMO SUJEITO NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724317-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise do lugar da morte e da violência no Ensino de História, desenvolvido no Ensino Fundamental II, em abordagens sob a ótica dos Direitos Humanos. Discutir-se-á o dilema da presença de corpos matáveis, do luto e as representações e saberes acerca da morte nos conteúdos desenvolvidos na disciplina. Nessa perspectiva, analisamos a necessidade de se fazer refletir sobre a potencialidade do conceito de dignidade humana para apreensão e análise das dinâmicas de violência e morte, e ainda, a presença destas nos saberes que são aplicados no ensino de História. E, além disso, buscamos identificar se existe um reconhecimento do Homo Sacer, na perspectiva repensada por Giorgio Agamben, por parte de estudantes e professores, como sujeito da História. Por fim, apresentamos como produto uma sequência didática, contendo uma abordagem sensível e focada na dignidade humana, considerando a presença da morte e da violência, objetivando que ambos passem a se fazer presentes, de forma pontual, em sintonia com a Base Nacional Curricular Comum, nas aulas de História. Para o desenvolvimento da pesquisa, a partir da perspectiva teórica apresentada, foi empregada a metodologia da história oral com alunos e professores para análise de um duplo procedimento: por um lado entender a subjetivação das temáticas, e por outro, analisar as formas como esses saberes são abordados e as relações de poder que estabelecem esse processo. Perseguindo esses pressupostos metodológicos, utilizamos também como fontes a bibliografia pertinente ao tema, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. Foi evidenciado com as entrevistas e análise dos documentos pertinentes, uma dificuldade em se abordar as temáticas que envolvem o luto e a morte e a politização desses fenômenos nas aulas de História do Ensino Fundamental, principalmente na ligação daqueles com o princípio da Dignidade Humana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadania e Diretos Humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMorte, Violência e Lutopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiopolíticapt_BR
Título: dc.titleO LUGAR DA MORTE NO ENSINO DE HISTÓRIA: O HOMO SACER COMO SUJEITO NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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