Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Clara Lis de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-29T03:28:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-29T03:28:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | A utilização de metodologias ativas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724197 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em virtude das recentes oscilações em nível mundial, as quais repercutiram no âmbito educativo, a finalidade desta investigação é de analisar os benefícios que as metodologias ativas proporcionam na aprendizagem dos discentes dos anos iniciais, face a adaptação ao Ensino Remoto, da U.E. Prof.ª Leonice Cutrim dos Santos. Salienta-se que o estudo teve como suporte teórico as concepções de autores como: Liberali et al (2020), Moran (2015a), Costa (2010), etc., os quais externam que essas alternativas podem proporcionar diferentes performances dos atores nos espaços de ensino. No percurso metodológico foram empregados alguns passos que nortearam a efetivação deste trabalho, quanto aos seus objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Por conseguinte, referente aos instrumentos e técnicas de coleta de dados, aplicou-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, observação sistemática e questionário. Dentre as respostas culminadas através deste estudo, enfatiza-se que os ajustes no ensino-aprendizagem surtiram fortes implicações e perante a essa conjuntura as metodologias ativas, mostram-se como procedimentos favoráveis ao desenvolvimento e a motivação dos educandos, o que necessita ser ponderado na prática pedagógica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1379 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | A utilização de metodologias ativas no contexto de aulas remotas nos anos iniciais da U.E. Prof.ª Leonice Cutrim dos Santos no município de Vitorino Freire-MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A utilização de metodologias ativas.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724197/2/A utilização de metodologias ativas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons