SEXUALIDADE INFANTIL, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorniversidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Juliane Fontana-
Autor(es): dc.contributor.authorGagliotto, Giseli Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-28T20:42:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-28T20:42:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf-
identificador: dc.identifier.otherSEXUALIDADE INFANTIL, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO SEXUALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724171-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um estudo qualitativo e bibliográfi co, o qual pretende apresentar a temática da sexualidade infantil, investigar e destrinchar o conceito de sexualidade para a psicanálise. Para tanto, objetiva-se iniciar com os estudos sobre a histeria em Sigmund Freud e avançar na obra dos Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, no que se refere às contribuições do conceito de sexualidade infantil para os tempos atuais. Além disso, inclui-se uma discussão necessária sobre as ar- ticulações possíveis com o campo da Educação Sexual, a partir de um breve percurso histórico, até os atravessamentos atuais em torno da concepção emancipatória do educar e dos retrocessos políticos e sociais. A sexualidade freudiana amplia as leituras biologizantes e inclui a dimensão afetiva-pulsional do corpo, ao qual podem articular-se com o campo educacional. Os desafi os da escola na pós-modernidade são complexos e convocam a interrogar a concepção emancipa- tória da educação. Neste sentido, faz-se necessário pensar como a psicanálise e a educação podem atuar conjuntamente frente à maquinaria neoliberal. Para tanto, uma constante atualização psicanalítica com vistas a emancipação, podem contribuir com um caminho na contramão da cultura, bem como fez Freud em seu tempo. Como proposta, uma educação que possa abrir espaço para a escuta, o desejo e as diferenças entre os sujeitospt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação emancipatória. Educação sexual. Psicanálise. Sexualidade infantil.pt_BR
Título: dc.titleSEXUALIDADE INFANTIL, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons