Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú Sobral- CE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira, Oscarina Santana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paiva, Deusimar Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-28T19:16:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-28T19:16:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Os desafi os da maternidade no contexto da pandemia de Covid- 19 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724167 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo traz experiências vivenciadas no contexto família e escola, frente aos desafi os e as possibilidades de melhorias no ensino aprendizagem na modalidade com o ensino remoto, numa realidade imposta pela crise sanitária da pandemia de COVID-19. A introdução contempla o desdobramento das observações gerais e os desafi os das mães em assumi- rem várias funções simultaneamente, como o labor doméstico, a educação dos fi lhos através do ensino remoto e ainda exercer um trabalho formal. O primeiro tópico traz relatos de mães, ocorridos em uma escola pública, do interior do Ceará, presenciados pela autora deste trabalho, professora na referida escola. As mães falaram sobre suas angústias com a educação dos fi lhos. As queixas predominantes são sobre o comportamento dos fi lhos, quando elas têm que ensinar as atividades escolares. Pode-se notar que as mães se angustiam muito por não dominarem as habilidades necessárias ao ensino. Porém, apresentam comportamentos inadequados, muitas vezes, surgidos por ausência de diálogos e a imposição de limites, quando necessário. A partir desses relatos, refl etimos sobre habilidades sociais educativas e a importância destas habilidades na formação dos educadores, buscando entender as cobranças que as mães passaram a receber sobre a educação formal dos fi lhos no contexto da pandemia. Por fi m, discutimos o papel da escola e as profi ssionais da Educação em promover a aprendizagem, visando possibilidades em amenizar os impactos emocionais sofridos pelas mães, professoras e alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. Pandemia. Relação Família-Escola. | pt_BR |
Título: dc.title | Os desafios da maternidade no contexto da pandemia de Covid- 19 numa perspectiva pedagógica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons