Educação especial e inclusiva: um estudo na escola municipal Expedicionário Wilson Malcher

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Erica de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorda Costa, Rorivaldo Santos da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-28T19:03:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-28T19:03:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf-
identificador: dc.identifier.otherEducação especial e inclusivapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724165-
Resumo: dc.description.abstractQuando se pesquisa sobre a educação especial e inclusiva, caminha-se por um viés de grandes descobertas, legais, fami- liares, metodológicas, passa-se a conhecer um mundo onde as necessidades das pessoas, muitas vezes não são respeitadas, direitos não são garantidos, apesar de no Brasil termos um arcabouço legal extenso, observa-se que na prática, a inclusão ainda não é uma realidade, temos escolas sem estrutura física, sem todos os profi ssionais necessários ao atendimento dos alunos, sem material adaptado e sem sala de recursos multifuncionais. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa na Escola Municipal Expedicionário Wilson Malcher, onde foi aplicado um questionário que tinha por objetivo identifi car as limitações e saber como ocorre a inclusão desses alunos na referida escola. Posteriormente, realizou-se uma análise para saber o que está previsto nas leis que abordam a educação especial e inclusiva e o que realmente é aplicado na es- cola, desse modo, constatou-se que nem tudo que é previsão legal é desenvolvido na prática, tendo em vista as inúmeras difi culdades que o sistema de ensino brasileiro enfrenta. A pesquisa foi desenvolvida em revisão bibliográfi ca, e pesquisa de campo de cunho qualitativo. Portanto, elencou-se uma proposta didática que consiste em ações que o professor da educação especial pode adotar em sala de aula para a melhoria do processo de aprendizagem do educando, em seguida, elencou-se três atividades didáticas que podem ser realizadas com turmas que têm alunos especiaispt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial; Educação inclusiva; Prática pedagógica.pt_BR
Título: dc.titleEducação especial e inclusiva: um estudo na escola municipal Expedicionário Wilson Malcherpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons