Memória, oralidade e história: algumas refl exões

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado da Bahia/UNEB/pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Luciana Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-28T17:39:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-28T17:39:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf-
identificador: dc.identifier.otherMemória, oralidade e históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724158-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo, que abordando algumas refl exões acerca da memória, da oralidade e da história, é um recorte da pes- quisa de mestrado intitulada Mulher negra professora entre a crisálida e o beija-fl or: o invisível e o revelado, o silêncio e a escrita de si, na qual foi realizado um estudo sobre a trajetória de vida de uma professora negra, da rede municipal de ensino de Feira de Santana-BA, que faleceu em sala de aula. O objetivo da pesquisa foi investigar acerca das experiên- cias de preconceito e discriminação racial vividas por esta no âmbito da escola e seus impactos para a trajetória de vida e morte da professora. A investigação foi pautada nas seguintes questões problematizadoras: Como se compôs a história de vida da mulher negra que se tornou professora? Quais as implicações do racismo, do preconceito e da discriminação para a vida da professora, bem como para o processo de morbimortalidade da mulher negra? Considerando a natureza da investigação, neste estudo de base qualitativa, o caminho metodológico consubstanciou-se na abordagem das histórias de vida. No referido estudo, enfatizou-se as questões, étnico-raciais, de gênero, trabalho docente e saúde da população negra. No tocante aos aspectos aqui abordados, apresentamos refl exões acerca da memória, da oralidade e da história, com base nos fundamentos de Benjamin, (2005), Bom Meihy (2005), (Halbwachs (1990), Hampaté Ba (1982) e Le Goff (2003), (1994). Nesse contexto, o enfoque teórico sobre a história estabelece interlocução com a memória, lugar dos registros do vivido, e a oralidade como o dispositivo narrativo da experiência. A memória individual e a memória coletiva se entrelaçam em um fl uxo contínuo de trocas recíprocas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmemória; oralidade; história.pt_BR
Título: dc.titleMemória, oralidade e história: algumas refl exõespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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