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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado da Bahia/UNEB/ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Luciana Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-28T17:39:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-28T17:39:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_56504b7e0ba14a12bfe00b19088acdd5.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Memória, oralidade e história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724158 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo, que abordando algumas refl exões acerca da memória, da oralidade e da história, é um recorte da pes- quisa de mestrado intitulada Mulher negra professora entre a crisálida e o beija-fl or: o invisível e o revelado, o silêncio e a escrita de si, na qual foi realizado um estudo sobre a trajetória de vida de uma professora negra, da rede municipal de ensino de Feira de Santana-BA, que faleceu em sala de aula. O objetivo da pesquisa foi investigar acerca das experiên- cias de preconceito e discriminação racial vividas por esta no âmbito da escola e seus impactos para a trajetória de vida e morte da professora. A investigação foi pautada nas seguintes questões problematizadoras: Como se compôs a história de vida da mulher negra que se tornou professora? Quais as implicações do racismo, do preconceito e da discriminação para a vida da professora, bem como para o processo de morbimortalidade da mulher negra? Considerando a natureza da investigação, neste estudo de base qualitativa, o caminho metodológico consubstanciou-se na abordagem das histórias de vida. No referido estudo, enfatizou-se as questões, étnico-raciais, de gênero, trabalho docente e saúde da população negra. No tocante aos aspectos aqui abordados, apresentamos refl exões acerca da memória, da oralidade e da história, com base nos fundamentos de Benjamin, (2005), Bom Meihy (2005), (Halbwachs (1990), Hampaté Ba (1982) e Le Goff (2003), (1994). Nesse contexto, o enfoque teórico sobre a história estabelece interlocução com a memória, lugar dos registros do vivido, e a oralidade como o dispositivo narrativo da experiência. A memória individual e a memória coletiva se entrelaçam em um fl uxo contínuo de trocas recíprocas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | memória; oralidade; história. | pt_BR |
Título: dc.title | Memória, oralidade e história: algumas refl exões | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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