Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Genilson Viana da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-28T17:07:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-28T17:07:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma Investigação sobre o Discurso do Professor de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724138 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é analisar o discurso pedagógico e metodológico do professor de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e adota um formato multipaper, constituída de dois artigos empíricos. Participaram da pesquisa nove professores de matemática de escolas públicas. Os dados foram produzidos em dois momentos distintos, no primeiro por meio de vídeo-gravação de dezesseis aulas de dois professores, no segundo, entrevista com sete professores que foram gravadas via áudios de WhatsApp. Ancoramos toda observação e apreciação dos dados utilizando a análise de discurso na vertente francesa (AD) sustentada pelos teóricos Michel Pêcheux (1995), e difundida aqui no Brasil por Eni Orlandi (2009). Constatamos nos episódios de aulas analisados a predominância do discurso pedagógico autoritário, mas também, existe espaço para apontar a possibilidade de existência dos discursos polêmico e lúdico. Foi possível perceber que há um agrupamento de relações de sentidos que direcionam para alguns métodos de ensino defendidos por alguns teóricos, mas, não fica evidente se as práticas são realizadas de acordo com as metodologias de ensino defendidas atualmente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4566 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Uma Investigação sobre o Discurso do Professor de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Uma Investigação sobre o Discurso do Professor de Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Uma Investigação sobre o Discurso do Professor de Matemática.pdf | 4,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724138/2/Uma Investigação sobre o Discurso do Professor de Matemática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons