Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco, Leonardo Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-28T13:38:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-28T13:38:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | LeonardoFranco_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724119 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo discutir a realização do ensino de história com o recurso da educação patrimonial através dos novos formatos de linguagem da rede social do Instagram. Desse modo, problematizo: é possível, diante da rede de relacionamento do Instagram, promover tópicos de formação que visem a construção de práticas de ensino-aprendizagem para a preservação e o registro do patrimônio histórico-cultural, a partir da criação de espaços de memória? Para responder tal questão foi constituída uma estrutura dissertativa com base na análise de bibliografias e conceitos do campo das Tecnologias da Informação e Comunicação; discutir historiograficamente o lócus da pesquisa que é a cidade de Bragança-PA, delimitado pela manifestação cultural da Marujada, que ocorre durante os festejos de São Benedito associado ao ensino de história local. Além disso, foi feita uma pesquisa cooperativa por meio de uma sequência didática com alunos do 7º ano da escola Mário Queiroz do Rosário, o que deu subsídios para concluir que, no tocante ao ensino de história e ao currículo escolar da disciplina História, os elementos do patrimônio histórico e cultural do local tem um potencial educacional que aproxima os alunos da disciplina escolar e dos conteúdos de história. Para que isso ocorra, o professor deve lançar mão de métodos e recursos atuais, como os do campo das tecnologias digitais das redes sociais como instrumento de divulgação, valorização e preservação do patrimônio cultural da cidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,05 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Básica; Redes Sociais; Educação Patrimonial; Festa da Marujada. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de história e educação patrimonial em um cenário digital. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LeonardoFranco_DissertaçãoFinal.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724119/2/LeonardoFranco_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons