Ensino de história e educação patrimonial em um cenário digital.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFranco, Leonardo Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-28T13:38:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-28T13:38:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherLeonardoFranco_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724119-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo discutir a realização do ensino de história com o recurso da educação patrimonial através dos novos formatos de linguagem da rede social do Instagram. Desse modo, problematizo: é possível, diante da rede de relacionamento do Instagram, promover tópicos de formação que visem a construção de práticas de ensino-aprendizagem para a preservação e o registro do patrimônio histórico-cultural, a partir da criação de espaços de memória? Para responder tal questão foi constituída uma estrutura dissertativa com base na análise de bibliografias e conceitos do campo das Tecnologias da Informação e Comunicação; discutir historiograficamente o lócus da pesquisa que é a cidade de Bragança-PA, delimitado pela manifestação cultural da Marujada, que ocorre durante os festejos de São Benedito associado ao ensino de história local. Além disso, foi feita uma pesquisa cooperativa por meio de uma sequência didática com alunos do 7º ano da escola Mário Queiroz do Rosário, o que deu subsídios para concluir que, no tocante ao ensino de história e ao currículo escolar da disciplina História, os elementos do patrimônio histórico e cultural do local tem um potencial educacional que aproxima os alunos da disciplina escolar e dos conteúdos de história. Para que isso ocorra, o professor deve lançar mão de métodos e recursos atuais, como os do campo das tecnologias digitais das redes sociais como instrumento de divulgação, valorização e preservação do patrimônio cultural da cidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Educação Básica; Redes Sociais; Educação Patrimonial; Festa da Marujada.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de história e educação patrimonial em um cenário digital.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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