Modelando app de Compras em Pequenos Empreendimentos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Alex Dias de-
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, Anderson Amaro-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-24T19:59:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-24T19:59:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-24-
identificador: dc.identifier.otherModelando app de Compras em Pequenos Empreendimentospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723877-
Resumo: dc.description.abstractPrezado(a)s colegas de profissão – professores e professoras que ensinam matemática, Este livreto teve como origem a disciplina de Tecnologias de Informática no Ensino de Matemática, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – PPGEM/UEPA, ministrada pela Professora Dra. Cinthia Cunha Maradei Pereira Campos e pelo Professor Dr. Fábio José da Costa Alves. A temática aqui apresentada para você caro (a) colega professor (a), é sobre o uso de uma plataforma de desenvolvimento de fácil manuseio que permite a criação de aplicativos matemáticos para Android. É uma plataforma de desenvolvimento simples e fácil de utilizar, que não precisa entender de programação, onde você não precisa digitar nenhuma linha de programação para criar os seus aplicativos, pois a programação é feita toda em blocos. Essa plataforma chama-se APP INVENTOR 2. É ambiente de programação que foi desenvolvida primariamente pela Google, de forma gratuita, e que hoje está sob o controle do MIT – Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e continua sendo gratuitamente. Desta forma, a única coisa que o usuário precisa ter é uma conta do Google ativa, algo que, hoje, quase que praticamente todas as pessoas têm. Caso você não tenha, é só cria uma conta também gratuitamente para poder se cadastrar e fazer utilização do software. Trazemos com abordagem principal o desenvolvimento de um aplicativo que foi pensado a partir de uma experiência real e se aporta sob duas óticas: 1. A primeira, como forma de contribuir de modo positivo com pequenos comerciantes que não detém de poder econômico para investir em um aplicativo capaz de realizar listagens de compra de seus produtos compartilhável via redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, onde o consumidor poderá a sua livre escolha, determinar qual produto irá querer dentro dos oferecidos pelo comerciante, assim como determinar a quantidade que lhe for conveniente, com a certeza da quantidade do produto e do seu custo que sua escolha irá gerar; 2. A segunda, pela possibilidade de ser um aplicativo útil em sala de aula para o professor/docente que queira uma ferramenta digital que ele mesmo possa construir a partir das recomendações que serão indicadas neste trabalho para introdução da temática de Matemática Financeira no Ensino Fundamental, com víeis a realizar cálculos utilizando operações básicas com números racionais, cujo intuito reside em demonstrar para os alunos iniciantes na temática, uma forma de inseri-los em uma situação-problema funcional para entender como ocorrem as operações comerciais, principalmente as que ocorrem próximo de suas residências, como uma frutaria, uma peixaria, uma padaria e etc. Convém destacar que o objeto matemático principal é a Matemática Financeira e como objeto matemático secundário e com a mesma relevância do primeiro, será tratado a Adição e Multiplicação de Números Racionais, que faz parte do cotidiano da população, é no caso de Parauapebas é uma realidade bastante recorrente. Descrevemos a construção do aplicativo passo a passo, para que vocês consigam fazê-lo, e aplicar juntos aos seus alunos. Deste modo, uma vez aplicado as sequências corretamente, professores e alunos poderão desenvolver habilidades para programarem outros softwares ou aprimorar essa sugestão para trabalhar com os demais conteúdos matemáticos, e assim, tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e interativas por meio de uma proposta de ensino inovadora. Sugestões e críticas que visem o aperfeiçoamento deste trabalho serão sempre aceitas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3175pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
Título: dc.titleModelando app de Compras em Pequenos Empreendimentospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais