
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira, Arthur Braga de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira, Gustavo Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Zanella, André Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-24T18:13:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-24T18:13:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistacientificaosaber.com.br/_files/ugd/eda3d1_1b2a9bfa370941f1a283b9dfa7484a7a.pdf | - |
| identificador: dc.identifier.other | Jogos dos Institutos Federais como agregador educacional: | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723843 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O esporte é um fenômeno capaz de influenciar suas vidas de várias maneiras e em diferentes aspectos, físicos, cognitivos e sociais. Já em relação ao desempenho escolar, podemos ressaltar que ele possui uma variedade de determinantes para que ele aconteça ou melhore. Nesse estudo, buscamos analisar através das experiências vivenciadas com a participação nos jogos, os fatores contribuintes positivo e negativamente para a melhoria do desenvolvimento dos alunos. Para tal, tivemos como objetivo principal relatar as experiências adquiridas durante as participações nos Jogos dos Institutos Federais, relatando os fatores positivos e negativos vivenciados neste processo. O estudo foi realizado no Instituto Federal do Amapá, IFAP, com alunos do ensino médio técnico, profissionalizante que participaram das equipes do Instituto, no período de 2016 a 2018, sendo uma pesquisa qualitativa, descritiva e caracterizada como um relato de experiência. Para o tratamento dos dados, foram usadas as experiências vivenciadas pelos professores durante a participação nos jogos dos Institutos Federais, etapa Estadual e Norte. A partir dessa análise, diagnosticamos os fatores positivos e negativos da participação nos jogos e as possíveis interferências a serem feitas para melhoria dessa participação dos alunos. Os relatos apresentados aqui, sustentarão a discussão teórica aprofundadas em diálogo com a literatura existente. Dessa forma, concluímos que a participação dos alunos nos treinamentos e jogos, pode sim ser um fator agregador de valores biopsicosociais que fazem com que esses alunos melhorem seu desempenho escolar e se tornem pessoas melhores dentro e fora do ambiente escolar | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Esporte. Desempenho escolar. Jogos. | pt_BR |
| Título: dc.title | Jogos dos Institutos Federais como agregador educacional: um relato de experiência desenvolvido no IFAP - Amapá. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons