AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MANUAL DO PROFESSOR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA PRESENÇA/AUSÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA DE CONSCIENCTIZAÇÃO CONTRA O PRECONCEITO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJustino, Maria das Graças-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-24T13:02:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-24T13:02:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDissertação finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723798-
Resumo: dc.description.abstractA escola é o local onde a formação dos cidadãos se iniciam. Seu papel vai além dos seus muros, pois em seu interior a sociedade se reflete através dos estudantes que nela estão e, muitas vezes, problemas de todas as ordens são identificados e trabalhados pedagogicamente, na busca de caminhos e soluções. O presente estudo visa, portanto, identificar e analisar nos manuais do professor dos livros didáticos de história se e como aparece a questão étnico-racial, em consonância com a Lei n°10.639/2003 e 11645/2008, de forma a contribuir com a discussão sobre o preconceito na escola e para sensibilização da sociedade em prol do fortalecimento da identidade, cultura e história dos povos afrodescendentes ao longo da história de nosso país. Ao lançar o olhar para os manuais, propomos analisar as orientações editoriais sobre as relações étnico-raciais, percebendo se estão presentes, o que delimitam, como abordam, que tipo de suporte oferece aos docentes. Com isso, visamos refletir sobre as orientações dadas ao docente de História no sentido de combater discriminações. No decorrer da pesquisa observamos uma reduzida presença do tema nos materiais didáticos em análise e neste sentido elaboramos como produto final um manual de orientação aos professores com foco nos anos finais do Ensino Fundamental, mas que pode ser adaptado e implementado em outros níveis de ensino buscando contribuir para um ensino de História voltado para a diversidade racial e cultural presente na sociedade brasileira. No âmbito desta pesquisa achamos relevante um embasamento sobre o racismo na sociedade brasileira e no espaço escolar para compreendermos como as políticas públicas de reparação para negros e pardos são necessárias para que desigualdades seculares sejam reparadas. Dialogamos com Lília Moritz Shwarcz, Kabengele Munanga, Sílvio de Almeida e Nilma Lino Gomes entre outros autores o que nos forneceram subsídios para entendermos como as relações étnico-raciais são abordadas no Manual do Professor de livros didáticos de História. Nesse sentido, nos capítulos da presente pesquisa, realizaremos uma análise dos Manuais dos Professores nos livros didáticos de História para compreendermos como a questão étnico-racial é abordada. Buscaremos compreender o papel, os avanços e os limites dos documentos oficiais que tratam do ensino dessa temática e, destacaremos a importância de se traçar estratégias para o combate ao racismo no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,60 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManual do Professorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
Título: dc.titleAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MANUAL DO PROFESSOR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA PRESENÇA/AUSÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA DE CONSCIENCTIZAÇÃO CONTRA O PRECONCEITOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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