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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Robson Rubenilson dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-24T13:08:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-24T13:08:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723781 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a refletir sobre as mudanças no currículo do Ensino Médio, considerando o papel da Cultura Digital como uma das competências necessárias para o desenvolvimento da educação, no contexto da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem escolar. A pesquisa procurou refletir como as mudanças definidas no currículo da Paraíba apontam para necessidade de oferta de formação continuada e como a gamificação, enquanto estratégia didático-pedagógica, pode contribuir para o Ensino de História, atendendo aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei 13.415 de 2017, que definiu a Reforma do Ensino Médio. A discussão apresenta os desafios da educação brasileira por meio de indicadores locais e internacionais publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial (BM), além de dados de avaliações externas, a exemplo dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A leitura nos levou a refletir como os indicadores do ensino médio são utilizados para justificar as reformas curriculares apresentadas como alternativas para a melhoria da educação nacional e estratégica para o desenvolvimento do País. Durante a pesquisa, foi possível identificar que a aprovação da (BNCC) foi uma das etapas necessárias para a Reforma do Ensino Médio e que as mudanças nos currículos estaduais atuam na implementação das novas competências exigidas aos jovens ao final da Educação Básica. Compreendendo as mudanças curriculares como atos legais do estado nacional, propomos, desta maneira, a utilização das estratégias presentes na quinta Competência Geral da BNCC, a saber, Cultura Digital, para a formação docente. Para tal propósito, como exigência do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), apresentamos como produto didático-pedagógico uma proposta de formação continuada docente no formato de oficinas sobre a utilização da gamificação no Ensino de História. Durante a aplicação das oficinas foi possível compartilhar com um grupo de professores as experiências adquiridas durante o ProfHistória, de forma a contribuir com a formação continuada dos professores de História da Paraíba e estados vizinhos, considerando a implementação das mudanças curriculares em curso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,33 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação final.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723781/2/Dissertação final.pdfDownload |
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