Os ditos e os não ditos sobre as mulheres nos livros didáticos : representações de gênero na coleção didática "História - das cavernas ao terceiro milênio"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Ana Claudia Lima de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-24T12:27:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-24T12:27:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDissertação finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723777-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal analisar a maneira como a história das mulheres sob o prisma das relações de gêneros foram incorporadas como saberes históricos na coleção didática História: das cavernas ao terceiro milênio, destinada à modalidade da Educação Básica. A estratégia metodológica empregada foi de natureza descritiva e analítica. Numa primeira etapa, realizou-se a revisão bibliográfica a respeito da incorporação das mulheres e da categoria gênero na historiografia, bem como foi revisada a literatura acerca do livro didático, especialmente o de História. Em seguida, analisaram-se os livros didáticos da coleção mencionada, buscando compreender como a participação das mulheres nos diferentes processos históricos foi apresentada e a maneira como as relações de gêneros foram abordadas. Constatouse, por meio dessas análises, que a narrativa didática empregada na coleção estudada coloca as mulheres majoritariamente à margem dos eventos históricos apresentados, sendo suas imagens por vezes descontextualizadas e suas vivências destacadas em separado ao texto principal. As relações de gêneros raramente foram identificadas e questionadas. Por último, foi criado um website no intuito de difundir informações acerca das problemáticas de gêneros e proporcionar a reflexão sobre a necessidade de sua incorporação nas aulas de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,23 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWebsitept_BR
Título: dc.titleOs ditos e os não ditos sobre as mulheres nos livros didáticos : representações de gênero na coleção didática "História - das cavernas ao terceiro milênio"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons