Ensinando o passado por meio do Patrimônio Cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Lucília Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorGodoy, Alexandre Pianelli-
Autor(es): dc.contributor.authorPlens, Cláudia-
Autor(es): dc.contributor.authorPaiva, Odair da Cruz-
Autor(es): dc.contributor.authorAtique, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-23T20:22:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-23T20:22:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-
identificador: dc.identifier.otherEnsinando o Passadopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723744-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Patrimonial é uma ferramenta criada para suprimir ausências históricas dos livros didáticos e o ensino de história. O livro didático, assim como o patrimônio, também tem um grupo seleto que seleciona o que constará em suas páginas, privilegiando algumas histórias. A partir da perspectiva da Educação Patrimonial, o educador poderá escolher ferramentas, suportes e visões alternativas da história para as necessidades de seu público de conhecer ou aprofundar determinados assuntos. Nesse sentido, o curso de graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) possui um bacharelado com ênfase na área patrimonial, sendo quatro de suas disciplinas focadas em diferentes aspectos da cultura material. Diferente- mente de textos escritos, já bem conhecidos como fonte essencial de estudo dessa disciplina, a cultura material ainda se apresenta como um desafio teórico metodológico para os historiadores. De modo que entendemos que esse mesmo desafio, muitas vezes, atinja os professores e educadores patrimoniais. Tentando transpor esses desafios, o recorte feito neste livro traz uma primeira visão de professores da área patrimonial do curso de bacharelado em História da Unifesp, das áreas de arquitetura, história, museus e arqueologia sobre a cultura material e o patrimônio para o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.644pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura materialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Título: dc.titleEnsinando o passado por meio do Patrimônio Culturalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons