Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Lucília Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Godoy, Alexandre Pianelli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Plens, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paiva, Odair da Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Atique, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-23T20:22:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-23T20:22:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensinando o Passado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723744 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Patrimonial é uma ferramenta criada para suprimir ausências históricas dos livros didáticos e o ensino de história. O livro didático, assim como o patrimônio, também tem um grupo seleto que seleciona o que constará em suas páginas, privilegiando algumas histórias. A partir da perspectiva da Educação Patrimonial, o educador poderá escolher ferramentas, suportes e visões alternativas da história para as necessidades de seu público de conhecer ou aprofundar determinados assuntos. Nesse sentido, o curso de graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) possui um bacharelado com ênfase na área patrimonial, sendo quatro de suas disciplinas focadas em diferentes aspectos da cultura material. Diferente- mente de textos escritos, já bem conhecidos como fonte essencial de estudo dessa disciplina, a cultura material ainda se apresenta como um desafio teórico metodológico para os historiadores. De modo que entendemos que esse mesmo desafio, muitas vezes, atinja os professores e educadores patrimoniais. Tentando transpor esses desafios, o recorte feito neste livro traz uma primeira visão de professores da área patrimonial do curso de bacharelado em História da Unifesp, das áreas de arquitetura, história, museus e arqueologia sobre a cultura material e o patrimônio para o ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14.644 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura material | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Título: dc.title | Ensinando o passado por meio do Patrimônio Cultural | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensinando o Passado.pdf | 14,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723744/2/Ensinando o Passado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons