AS GARÇAS DO JUCU: GUIA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PENSAR EM O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE AULAS DE CAMPO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE JACARENEMA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTOFEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-
Autor(es): dc.contributor.authorCALATRONE, JOSÉ WILKER-
Autor(es): dc.contributor.authorSACCHETTO, DIEMERSON DA COSTA-
Autor(es): dc.contributor.authorSGARBI, Antônio Donizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-22T22:26:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-22T22:26:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-16-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_JOSÉ WILKER CALATRONE_2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723637-
Resumo: dc.description.abstractOlá, queridas e queridos professores, a vocês apresentamos essa produção didática com finalidade de orientar, sugerir e ajudar em preparações de aulas de campo com alunos do ensino fundamental, neste espaço não formal de educação do município de Vila Velha – ES, que é o Parque Natural Municipal de Jacarenema. Este produto educacional em forma de guia didático foi construído através da pesquisa de mestrado - AULA DE CAMPO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE JACARENEMA: aprendendo ciências por investigação com enfoque CTS/CTSA visando a alfabetização científica – do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Você, caro leitor, poderá desfrutar de informações sobre as prerrogativas do ensino por investigação em ciências como uma importante ferramenta à introdução ou pleno desenvolvimento do fazer ciência com seus alunos. Investigar e/ou construir propostas investigativas estimulam a curiosidade, e despertam em todos o que chamamos aqui de movimento ao aprendizado. Aliada a esta metodologia de ensino propusemos seguir o caminho em direção à alfabetização científica, pensando num aprendizado em ciências que se torne além de relevante no sentido cognitivo, seja também a prática que irá conduzir à criticidade dos pensamentos e ações cidadãs. E para conectar todas essas relações apresentamos o ideário das abordagens em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA. O intuito é que essas abordagens aproximem o aprendizado da realidade a qual vivem os alunos, e a partir daí sejam construídos os objetos de investigação. 5 Pensamos em uma estrutura de capítulos que podem ser lidos sem uma ordem exata. O qual você leitor escolha o que mais lhe interessa no momento de sua pesquisa e/ou planejamento. Desejamos que aproveite a leitura, e que esta lhes apresente uma nova proposta ao ensino de ciências, ou quem sabe, lhes tragam uma inspiração para desenvolver novas experiências ao mundo da educação. Leia e seja feliz!-
Tamanho: dc.format.extent5,68 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços Não formais, Aula de campo, Alfabetização Científica, Ensino por Investigação-
Título: dc.titleAS GARÇAS DO JUCU: GUIA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PENSAR EM O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE AULAS DE CAMPO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE JACARENEMA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA-
Aparece nas coleções:Ensino