Da minha janela eu vejo o mundo: história local e emancipação social

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPróspero, Mônica Aparecida de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Leonardo Bis dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-22T15:16:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-22T15:16:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-16-
identificador: dc.identifier.otherDa minha janela eu vejo o mundo - história local e emancipação socialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723577-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é parte integrante da pesquisa “O ensino da história local como prática educativa emancipatória“ e foi construído no contexto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Vitória, entre os anos de 2020-2022. Trata-se do e-book “Da minha janela eu vejo o mundo: história local e emancipação social”. O material dialoga com os conceitos de história local e emancipação social, estruturado a partir da perspectiva freiriana de educação libertadora e das contribuições teóricas do campo do ensino de história. A metodologia adotada para a confecção da prática social, que deu origem a esse livro digital, embasou-se na aula de campo levando em conta as etapas de précampo, campo e pós-campo. Nesta última fase, o conhecimento foi sistematizado por meio de oficinas dialógicas delineadas segundo a temática urbanização e periferização. Aqui você encontra uma proposta de ensino de história vinculada a um panorama crítico que se destinou aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola periférica do município da Serra-ES. A abordagem investigativa, a partir da utilização de diferentes estratégias para coleta de dados – documentários, mapas afetivos, fotografias, questionários, entrevistas e reportagens provenientes da mídia escrita- entrelaçada à produção de narrativas, pelos alunos, como: histórias em quadrinhos e poesias, mostrou-se um caminho eficaz no trilhar emancipatório. Dessa forma, a validade deste produto relaciona-se à construção de um conhecimento histórico que, apoiado na vivência dos educandos, foi capaz de despertar a autonomia discente, tendo em vista o seu despontar como sujeito histórico. Nesta perspectiva, a socialização deste trabalho inscreve-se no desejo de que ele, de alguma forma, possa contribuir para a produção de experiências educativas tendo como horizonte a emancipação social. Que este produto educacional reforce a postura docente de se fazer uma educação comprometida, principalmente, com os “esfarrapados do mundo” e que, por meio dela, eles consigam, coletivamente, “ser mais”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,83 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanalto Serrano− ESpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Educativapt_BR
Título: dc.titleDa minha janela eu vejo o mundo: história local e emancipação socialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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